Afinal, será que existe alguma regra em relação ao tipo de rosto para adotar esse estilo, ou isso não muda em nada? Para entendermos melhor sobre o que pode influenciar nesse aspecto, conversamos com a visagista e especialista em análise da face Simone Holanda. Para ela, "o formato do rosto e da cabeça, diferente do que muitos possam pensar, não é um fator tão relevante se alguém escolher ficar careca. O homem que opta pelo estilo careca está dizendo inconscientemente que não tem nada a esconder, sendo portanto mais como uma atitude de uma pessoa decidida em alterar o visual".
Ter a garantia de que você vai ficar bem de cabeça raspada é reconfortante, mas como saber se o visual vai, de fato, ficar legal? Pré-visualizar o resultado seria o ideal para aumentar a segurança de quem quer ficar careca. Sobre isso, a profissional menciona que desconhece algum método para visualizar brevemente algum resultado, mas que acredita que aplicativos para celular podem ajudar. Alguns como o BaldBooth e o Bald Head Photo Booth, podem mostrar como você poderá ficar com a cabeça raspada. No entanto, a conversa com um barbeiro ou visagista de confiança é o recomendado para avaliar o estilo que melhor se encaixa em você.
Como é um visual bastante comum desde a antiguidade, raspar a cabeça se mantém como uma tendência principalmente agora, em tempos mais corridos. Isso pode ser explicado porque o careca dá muito menos trabalho para limpar, ao contrário das longas cabeleiras. "A vantagem principal é a praticidade mesmo, além da imagem expressa de força e segurança", diz Simone. Contudo, quem deseja adotar esse visual também precisa ter muito cuidado, porque uma das principais desvantagens de ficar careca é a falta de proteção no topo da cabeça. Além disso, raspar a cabeça impede que novos estilos de cabelo sejam feitos, podendo causar um cansaço e sensação de repetição da aparência no dia a dia até que os fios de cabelo voltem a crescer. "Um contra talvez seja o fato de a pessoa ficar sem máscaras, incapaz de se esconder emocionalmente", conclui.
Muitos homens acabam confundindo o fato de não possuir mais cabelo com a falta de cuidados com a cabeça e, com isso, tendem a relaxar nesse processo, o que é um erro. Até mesmo os carecas precisam saber se cuidar e, para isso, é necessário fazer o uso de shampoos e condicionadores frequentemente para remover a oleosidade do couro cabeludo. Outro ponto muito importante é manter a cabeça sempre seca e utilizar protetor solar para evitar danos causados pelo sol na pele, principalmente por ser uma área extremamente exposta. Além disso, a aplicação de hidratantes nessa região também é recomendada, pois isso pode ajudar a evitar o efeito opaco e ressecado da careca.
Simone Holanda é visagista especialista em análise facial | Instagram
Por: Yan Rocha