A vitamina C é uma das principais aliadas de uma boa rotina de skincare. Isso porque, entre muitos benefícios, ela é capaz de deixar a pele mais jovem, combater manchas, melhorar a sua textura e também a sua luminosidade. Mas infelizmente não conseguimos produzir naturalmente esse componente e por isso, precisamos obtê-lo de outras formas, seja por meio de nossa alimentação, por via oral, ou através de dermocosméticos. Para esclarecer todas as dúvidas sobre esse ingrediente, que é considerado muito poderoso, separamos algumas curiosidades sobre esse assunto. Confira!
A vitamina C traz uma série de benefícios para a nossa pele, como clarear e melhorar a luminosidade do rosto, por conta de sua ação inibidora da formação de melanina, assim também como potencializar a fotoproteção contra os raios UV e neutralizar a ação dos radicais livres. Ela também protege a nossa face de problemas como o envelhecimento precoce, manchas indesejadas no rosto e pode ser uma boa opção para aqueles que não podem usar ácidos. Por conta disso, incluir esse componente em nosso dia a dia é essencial.
A maneira mais eficaz e rápida de conquistar as vantagens dessa vitamina é usando dermocosméticos ricos nessa substâncias, que podem ser encontrados em qualquer farmácia ou loja de cosméticos. O indicado é que antes de adquirir um produto que contenha vitamina C, sempre verifique a fórmula para checar sua concentração e também converse com a sua dermatologista para se informar quais são as necessidades da sua pele e a melhor maneira de inserir em sua rotina. Uma dica: procure por produtos que tenham também a vitamina E, porque a fusão desses dois componentes aumenta os benefícios para a sua pele.
O mais indicado é que use os dermocosméticos pelo menos duas vezes por dia. Na parte da manhã, depois de lavar o rosto e antes de passar o filtro solar, pois isso potencializa a proteção contra os raios solares e poluição, proporcionando um efeito antioxidante. E à noite, após lavar o rosto, assim intensificando o tratamento contra manchas na pele, rugas, linhas de expressão e demais sinais de envelhecimento. Vale ressaltar que é muito importante que você também procure incluir frutas cítricas, como acerola, laranja, morango e também legumes verde-escuros, brócolis, couve e agrião, em suas refeições
Por: José Thomé