Além de complementar o estilo masculino, o cabelo é capaz de expressar a personalidade do homem. Por isso, a escolha do corte deve ser feita de forma estratégica, considerando a fisionomia e o comportamento de cada um. Pensando nisso, entrevistamos um barbeiro que te ajuda a visualizar algumas tendências de cortes de cabelo que bombaram nos últimos meses, para que você tenha um bom repertório na hora de visitar a barbearia de sua confiança!
Os cortes de cabelo undercut, moicano e curly undercut fizeram a cabeça dos rapazes nos últimos meses e deve seguir assim pelos próximos. O undercut caracteriza-se pela parte de baixo do cabelo, que é raspada, contrastando com o topo, com bastante volume e comprimento. Por outro lado, o clássico moicano ganha adaptações com fade e nota-se, também, o surgimento do curly undercut, uma opção para os homens de cabelo crespo e cacheado. "Para falar de tendência, ainda seguimos na continuidade do que veio com a moda masculina nos últimos anos, quando o assunto é cabelo. Então, com a chegada do verão aqui no hemisfério sul, creio que os homens tendem a apostar em um corte mais básico e prático para o dia-a-dia. O undercut, o moicano e o curly undercut seguem como fortes tendências", revela o barbeiro Jay Alexandre, da Barbearia Beard and CO.
Entre os cortes mais buscados por quem tem o cabelo crespo a liso, o fade está presente em todos eles, como um sinal de modernidade, apontando tendências. Ainda, alguns clássicos, como o moicano, ganharam adaptações. "A NBA, que andava meio esquecida nas últimas duas décadas aqui no Brasil, voltou com tudo, o que influenciou na volta e na adaptação de vários cortes de cabelo. Posso citar o skin fade, o blurry, top, flat top, taper e blowout como alguns dos hits. O fade é a vedete do momento e, por vezes, traz uma assinatura específica, variável de barbeiro a barbeiro", acrescenta o profissional. E, dentre os estilos que ganharam adaptações, podemos citar o taper fade. "O acabamento em taper fade vem trazendo um mix entre o atual e clássico. É uma escolha que, confeccionada por mãos habilidosas e olhos treinados, proporciona um toque revigorante até ao estilo mais tradicional e conservador", complementa Jay.
Apesar do estilo undercut ser apresentado como moderno, suas influências vêm dos anos 40. Assim, celebridades como David Beckham e Brad Pitt, que utilizaram o undercut, foram responsáveis por popularizar o corte, em uma versão modernizada. "Certamente, o undercut teve essa releitura a partir de estrelas como David Beckham e Brad Pitt. Esse é um corte de cabelo com inspiração nos anos 1940, uma época em que a elegância e o impecável alinhamento dos fios era uma obrigação entre os homens de boa reputação", explica o barbeiro.
Barbeiro: Jay Alexandre / Barbearia Beard and CO. Barber Shop - Rua Senador Vergueiro, 93, loja 6, Flamengo (RJ). Facebook