Os meses de ansiedade finalmente acabaram e o filhote veio ao mundo. Com ele, chegam várias mudanças na sua rotina, podendo afetar até mesmo o seu visual. Demonstrações de afeto devem ser comuns com o bebê, mas dependendo da sua barba pode causar irritação na sua pele. Isso pode se somar às preocupações que você já tem e aumentar ainda mais as dúvidas sobre estar preparado para esa responsabilidade. Mas fique tranquilo, #vocêestápronto para ser pai, só precisa acertar esse detalhe. Para te ajudar, nós separamos alguns cuidados com a barba para garantir que ela não machuque o bebê e ainda tenha muito estilo.
Uma boa opção para deixar os fios da barba mais macios é apostar na hidratação deles. Para começar, aposte em um shampoo específico para barba. Esses produtos limpam a barba sem ressecar os fios, o que pode deixá-los rígidos. Também adote o uso de óleos para barba e balms, para uma hidratação mais profunda dos pelos. Além da maciez, você também vai perceber que haverá diminuição das pontas duplas e sua barba ficará menos desgrenhada.
Os fios da barba podem ser grossos e mais rígidos em alguns homens. Mesmo havendo algumas opções para deixá-los mais macios, pode ser que você prefira adotar o rosto barbeado para evitar problemas. Se essa for a sua escolha, é preciso ter cuidado ao fazer a barba para não se machucar ou causar irritação. Se estiver usando uma barba longa, apare os pelos com uma máquina de cortar cabelo primeiro. Isso vai facilitar o serviço e impedir que o aparelho de barbear entupa. Use creme, espuma ou gel de barbear para lubrificar a pele e passe a lâmina sempre respeitando o sentido de crescimento dos fios. Termine lavando o rosto com água fria e aplique um pouco de loção pós-barba para acalmar a pele.
Ainda assim, se você não gosta muito da ideia de ter um rosto sem fio algum, as costeletas são uma boa opção. Assim você poderá beijar o seu bebê sem medo de machucá-lo. Inclusive, alguns até sentem cosquinha com os fios ou mesmo se divertem em puxá-los, então aderir uma barba mais discreta como essa pode ser uma boa ideia. O primeiro passo é escolher o estilo que mais tem a ver com você, já que as costeletas podem ser maiores ou menores, dependendo do gosto de cada um. Lembre-se que de nada adianta optar por uma à lá Elvis se você nem curte rock. Após decidir exatamente o que quer fazer é hora de botar a mão na massa.
A costeleta nada mais é do que aquela região de barba que se conecta ao cabelo em uma área bem próxima à orelha. Ela pode ser maior ou menor, então depende de você escolher o tamanho que quer adotar. Mas antes de mais nada é preciso raspar a barba. Para isso, apare a região que ficará sem pelos para evitar possíveis puxões e a obstrução da lâmina. Se você quiser a sua costeleta mais volumosa lembre-se de não retirar os pelos dessa região.
Depois lave o rosto com água quente, seja no banho ou não, para abrir os poros da pele. Em seguida, espalhe o creme ou gel de barbear e raspe toda a área desejada, deixando apenas as costeletas intactas. Neste caso o gel pode ser uma excelente ideia, já que por ser transparente permite que você desenhe melhor o rosto. Por fim utilize o pós-barba para evitar irritações e pronto! Agora você pode beijar e brincar com o seu bebê a vontade sem medo de ser feliz.
por Ana Carolina Porto