Para deixar o cabelo crescer não basta apenas parar de cortar. Existem alguns cuidados que você precisar tomar, que variam desde usar produtos específicos para fios em crescimento a até fazer mudanças na sua rotina diária de grooming. Se você quer entrar para o grupo dos cabeludos, mas não sabe como cuidar dos fios capilares durante essa fase, fique tranquilo! Para te ajudar a conquistar o seu objetivo, selecionamos algumas dicas. Confira!
Um dos principais cuidados que se deve tomar com os fios capilares e o couro cabeludo, principalmente nesse processo de crecimento, é a higienização. Lave o seu cabelo pelo menos duas vezes na semana com água fria ou morna para eliminar os resíduos indesejados que podem entupir os folículos e comprometer o crescimento capilar. Para isso, use shampoo e condicionador específico para o seu tipo de cabelo e dê preferência aos que contêm óleos hidratantes na sua composição e evite os que possuam sulfato e álcool entre os ingredientes, porque podem causar ressecamento dos fios.
Para uma limpeza mais profunda é essencial incluir a esfoliação do couro cabeludo na sua rotina de cuidados. Essa técnica consegue remover as células mortas e resíduos indesejados que a limpeza comum não é capaz. O recomendado é que seja feita uma ou no máximo duas vezes por semana, porque o excesso pode causar danos à saúde do seu cabelo. Para conquistar o melhor resultado, use esfoliantes suaves que não agridam o couro cabeludo para evitar a irritação. Após o procedimento, use um creme hidratante ou óleo, porque alguns produtos costumam deixar um aspecto seco nos fios.
Intensificar a hidratação é outro passo muito importante para o crescimento de fios fortes e nutridos. Além do uso do condicionador, aposte em cremes de hidratação e óleos capilares. Use-os com os fios limpos e com ajuda de um pente ou escova para melhor espalhar o produto em toda a extensão do seu cabelo.
Um dos grandes equívocos que podem acontecer nessa fase é não aparar os fios por acreditar que essa ação vai desacelerar o crescimento. No entanto, o corte pode ajudar nessa fase e combater o frizz e as pontas duplas. O ideal é que faça esse procedimento a cada 15 dias em casa com uma ferramenta de sua preferência ou com um profissional de sua confiança, se preferir.
Adotar uma dieta rica em nutrientes e vitaminas garante fios mais fortes e um couro cabeludo mais saudável. Inclua verduras, legumes, frutas e peixes nas suas refeições. Evite comidas açucaradas e gordurosas porque tendem a comprometer a saúde capilar. Além disso, beba bastante água para evitar a desidratação e consequentemente o ressecamento dos fios. O recomendado é que beba pelo menos dois litros de água por dia.
Se não tem costume de pentear o cabelo, é essencial que passe a ter e que o faça com a ferramenta mais indicada para o seu tipo capilar. Isso ajuda não só a domar os fios e evitar o aspecto desleixado durante o crescimento, como também na distribuição mais uniforme da oleosidade natural. O indicado é que tenha sempre um pente ou escova à sua disposição.
Por: José Thomé