Como já explicamos, o uso excessivo de shampoos pode ter dois efeitos distintos: aumentar a oleosidade dos fios ou deixá-los muito ressecados. Eles possuem detergentes na sua fórmula que são responsáveis por remover a sujeira acumulada. Mas ao usá-los todos os dias, ou até mesmo mais de um dia pela semana, pode retirar também a camada de oleosidade natural produzida pelo couro cabeludo. Quando acumulados em excesso, esses óleos produzidos pelas glândulas sebáceas do corpo podem deixar o cabelo com brilho exagerado, visual sujo e sem volume. Se você lavar o cabelo diariamente duas coisas podem acontecer: as glândulas sebáceas produzirem mais óleo para compensar o ressecamento, te deixando com o cabelo oleoso, ou parar de trabalhar e você ficar com o couro cabeludo e os fios com aspecto de palha.
Se você sente que o seu cabelo está sofrendo com o excesso de lavagem, pode aumentar os intervalos entre elas até chegar a uma vez por semana. Nos primeiros dias, será necessário ter um pouco de paciência, já que você pode estranhar o aspecto do cabelo sem lavar. Até porque, o couro cabeludo deverá se reacostumar com o novo cronograma de limpeza. Após algumas semanas, ele voltará a produzir a quantidade correta de sebo e seu cabelo voltará a ficar equilibrado. Também preste atenção ao clima para adaptar a rotina de grooming. Nas épocas mais quentes do ano, é provável que você sue mais e sua pele e cabelo possam ficar mais oleosos. Para garantir a sua higiene, você pode usar o shampoo com maior frequência. O ideal é que você lave uma vez por semana, até duas se passar por dias de muito calor. O condicionador pode ser usado diariamente, e ajuda a manter os fios hidratados e limpos. Essa técnica é chamada de cowashing é menos agressivo que a limpeza tradicional.
Se você acha que usar shampoo uma vez por semana ainda não é suficiente, também pode usar produtos naturais para limpar o cabelo e mantê-lo hidratado sem maiores problemas. O bicabornato de sódio, por exemplo, é um dos melhores substitutos. O uso é bem simples: basta dissolver uma colher de sopa em uma xícara de água morna e aplicar no couro cabeludo. Massageie a cabeça e enxágue para remover o produto e seu cabelo estará limpo e sedoso. Mas assim como o shampoo, ele não pode ser usado em excesso, ou danificará a cutícula dos fios, deixando-os mais frágeis. O vinagre de cozinha também é uma opção. Dilua uma colher de vinagre em um copo de água e aplique no cabelo. Quando enxaguar, o cabelo estará livre de sujeira e muito mais macio.