Estilo Sex, 16 Jan. 2015

Undercut é o corte masculino do momento

  • Cristiano Ronaldo é um dos adeptos do corte da moda
    Cristiano Ronaldo é um dos adeptos do corte da moda
  • O corte de Channing Tatum é bem batido nas laterais e com mais volume no topo da cabeça, como manda o manual do undercut.
    O corte de Channing Tatum é bem batido nas laterais e com mais volume no topo da cabeça, como manda o manual do undercut.
  • Brad Pitt também aderiu ao undercut, com as laterais bem raspadas.
    Brad Pitt também aderiu ao undercut, com as laterais bem raspadas.
  • O undercut de Ewan McGregor é mais rústico, com as laterais na máquina zero.
    O undercut de Ewan McGregor é mais rústico, com as laterais na máquina zero.
  • Cristiano Ronaldo é um dos adeptos do corte da moda
  • O corte de Channing Tatum é bem batido nas laterais e com mais volume no topo da cabeça, como manda o manual do undercut.
  • Brad Pitt também aderiu ao undercut, com as laterais bem raspadas.
  • O undercut de Ewan McGregor é mais rústico, com as laterais na máquina zero.

O undercut está sendo considerado o estilo do momento. Ao andar pelas ruas, ou mesmo na tela da televisão, você já deve ter reparado que muitos homens adotaram um corte de cabelo bem batido nas laterais e com mais volume no topo da cabeça. "Ele (o corte) sempre faz parte do 'acervo de penteados' de Justin Timberlake, David Beckham e Gusttavo Lima. O undercut tem um estilo retrô e agora é um dos mais adotados, pois não tem pré-requisitos. Este estilo aceita todos os rostos e funciona em todos os cabelos. Com ou sem barba, ele funciona", explica Rober Borsato, do Red Salon Homem, no Rio de Janeiro. Dentre os outros famosos que adotaram o corte e passaram a inspirar os homens brasileiros estão Cristiano Ronaldo, Brad Pitt e Channing Tatum.

A principal vantagem do undercut é que o corte tende a combinar com qualquer tipo de cabelo. No entanto, os homens com fios capilares mais crespos ou rebeldes provavelmente precisarão adotar a famosa chapinha. Também é muito comum que os adeptos do undercut passem gel no cabelo para manter um aspecto mais estiloso e moderno. Mas, claro, tudo fica ao seu critério.

Conheça um pouco mais sobre as origens do undercut

O corte undercut surgiu na Inglaterra durante o período Eduardiano (1901 a 1910), embora sem as mesmas características que o estilo possui nos dias atuais. Já na década de 1950, o undercut foi adotado pelos Teddy Boys, uma subcultura britânica daquela época marcada por jovens ingleses de classe social baixa e amantes do rock n' roll que não podiam se dar ao luxo de fazer atividades de lazer caras e se reúniam em cafés, pubs e casas de show. Mais tarde, o undercut foi radicalizado pelos punks, entre 1970 e 1980, que usavam o corte passando máquina zero nas laterais da cabeça e deixavam o resto dos cabelos espetados no alto.

Já a partir dos anos 2000, o estilo foi adotado pelos indies, fãs do rock alternativo e de produtos culturais menos popularescos. Na atualidade, o undercut é muito utilizado pelos hipsters, grupo de pessoas que curte tendências de moda mais excêntricas e que gosta de fugir de padrões estéticos. Apesar disso, o corte undercut já tomou conta de todas as tribos.

Como variar o seu undercut para se diferenciar

Apesar desse corte ter características bem definidas, há ainda algumas coisas que você pode fazer para que você consiga adicionar um pouco da sua personalidade a ele. Uma delas é fazer um degradê da lateral para o topo da cabeça. Também chamado de disfarce, essa técnica pode ajudar a deixar a transição das partes raspadas para os fios longos mais suave. Isso pode começar quase no topo da cabeça ou mais próximo da linha das orelhas, você pode discutir isso com o seu barbeiro. Outra saída, é criar uma separação entre a lateral da cabeça e os fios maiores do topo. Isso pode ser feito raspando uma linha que vai da frente até a parte de trás da cabeça. Assim, você cria a impressão de que seu cabelo está repartido para o lado. É importante fazer a manutenção com frequência para limpar os fios que crescem nessa linha. Uma terceira opção, que depende do comprimento dos seus fios na parte de cima da cabeça, é combinar o undercut com um coque samurai. Só tome cuidado para não amarrá-los apertados demais ou você pode acabar causando uma alopécia por tração com o tempo.

Notícias: Estilo

4 estilos de calças que você deveria ter no seu guarda-roupa
Estilo 4 estilos de calças que você deveria ter...

As calças são uma das peças mais ignoradas do guarda-roupa masculino. Muitos homens pensam que só basta um par ou outro de calças para montar um visual atraente e estiloso. Na verdade, existem muitas opções de tecido e de modelos, e ir além do bom e velho jeans pode realmente valorizar...

+
Bermudas cargo: como usar essas peças com estilo
Estilo Bermudas cargo: como usar essas peças com...
Roupas esportivas: como acertar o estilo das peças
Estilo Roupas esportivas: como acertar o estilo...

O estilo sportswear é um dos mais populares no vestuário masculino. É uma tendência que pode dar uma identidade mais descontraída e urbana para as suas produções sem perder todo o conforto e a praticidade das peças esportivas. Mas, às vezes apostar apenas no conforto da moda esportiva...

+
5 cuidados para adotar ao ficar mais velho
Estilo 5 cuidados para adotar ao ficar mais velho

Todo mundo sabe que envelhecer é inevitável, mas a verdade é que nem todos lidam bem com isso. Para algumas pessoas pode não ser uma tarefa fácil ter que encarar os cabelos mais ralos, os fios grisalhos, a pele mais flácida e o surgimento de rugas. Embora sejam mudanças que ocorrem com...

+

últimas matérias

Quais compostos procurar em produtos para acne?
Grooming Quais compostos procurar em produtos para...
Quatro cortes de cabelo que você pode combinar com a barba disfarçada
Grooming Quatro cortes de cabelo que você pode...

A barba com degradê é uma das grandes tendências nos últimos anos. Ela ajuda a criar um visual mais clean, além de deixar a conexão das costeletas com a lateral do cabelo mais discreta e estilosa Para você tirar proveito do degradê e conseguir um visual mais coeso, é importante que o...

+
Três maneiras de estilizar o cabelo mais longo
Grooming Três maneiras de estilizar o cabelo mais...

Parabéns, você deixou o cabelo crescer e venceu a fase em que ele fica estranho por um tempo até chegar no comprimento desejado. Mas, sendo essa a primeira vez que você faz isso ou não, pode aparecer a dúvida de como usar o cabelo comprido. Nem sempre deixá-lo solto é a melhor opção, já...

+
4 tipos de bigodes que você pode usar em 2020
Grooming 4 tipos de bigodes que você pode usar em...

Matérias relacionadas

Temas relacionados