Desde que a onda da barba entrou em alta, você foi um dos primeiros a se interessar por aderir aos pelos faciais. Por isso, você buscou todas as informações sobre o assunto, desde como higienizar corretamente a barba, a como estilizar os fios e a como apará-los. Se a vontade de mudar bateu à porta, mas você não quer ficar com o rosto totalmente liso, o bigode pode ser a saída. Se você está sem referência sobre qual estilo adotar e de como cuidar de um bigode, confira nosso tutorial abaixo!
O primeiro passo para adotar e cuidar de um bigode é deixando ele crescer. Supondo que sua barba esteja curta ou mesmo que seu rosto esteja liso, é interessante deixar só o bigode crescer, para então decidir o que pode ser feito. Se você não tiver muitos pelos ou tiver falhas, não se preocupe, pois ainda há estilos que funcionam, a exemplo do bigode fino. Já se o seu bigode for muito grosso, há uma variedade de opções, como o chevron ou o handlebar.
Para ter um bigode estiloso, não basta apenas deixá-lo no tamanho que você deseja, sem fazer mais nada. É necessário que você disponha de algumas ferramentas e produtos determinados para domar os fios à sua maneira e, é claro, com as técnicas adequadas. Por isso, sempre tenha em mãos um aparador de pelos e uma tesoura, pois eles servem para moldar seu bigode, removendo os pelos que cobrem os lábios, os que ficam rebeldes e também deixam o bigode no comprimento que você quer. Já quanto aos produtos, o interessante é você dispor de um óleo para a barba e uma cera para bigode. A explicação é que os fios do bigode costumam ser mais grossos, por isso os óleos são ideais para hidratá-los e deixá-los macios. Já a cera é indicada para a estilização, pois fixa os pelos do jeito que você quiser. Um exemplo disso são os bigodes handlebar, com suas pontas curvadas.
Para que você deixe o bigode destacado, é necessário raspar constantemente o restante do rosto para que os pelos da barba não fiquem longos. Por isso, você deve se barbear seguindo todos os cuidados necessários para manter o restante da pele do rosto bem cuidada, sem a presença de cortes ou irritações. Para isso, é importante que você faça a barba com calma, utilizando lâminas novas e gel, espuma ou creme de barbear.
Caso a cor do seu bigode seja diferente da cor do seu cabelo, é possível que você queira tingir os pelos, especialmente se eles forem loiros ou alguns tons mais claros que a cor do seu cabelo. Assim, você pode tingi-los com uma tintura específica para a região, podendo optar por uma coloração total ou apenas parcial, daquelas que deixam alguns fios com a cor natural, o que pode ser válido para quem tem fios grisalhos e que não quer uma mudança brusca do dia pra noite.