Para fazer a prevenção dos nós, é importante saber que eles podem ter três origens: químicas, físicas e mecânicas. A primeira acontece a partir de tratamentos com produtos muito fortes durante períodos muito longos. Relaxamentos e alisamentos podem ser uma das causas desses problemas. Shampoos com pH muito alcalino também ajudam a causar os pequenos nós no cabelo. As causas físicas incluem exposição a alta temperatura, como a utilização de secador ou chapinha de cabelo. A exposição a fumaça de cigarro contribui para o problema. Já as causas mecânicas envolvem a força com que você penteia o cabelo, se os prende ou dorme com eles ainda molhados, e se não usa condicionador para facilitar a penetração do pente. Tudo isso pode contribuir para a aparição dos pequenos nós nos fios, o que pode evoluir para um grande embaraço se não for tratado e evitado.
Sabendo quais as possíveis causas, é fácil entender como evitar que esse problema atrapalhe o seu visual. O primeiro passo é ficar atento aos produtos e tratamentos que você aplica ao seu cabelo. Se possível evite os mais agressivos ou dê um espaço de pelo menos uma semana entre eles para que os fios se recuperem. Caso não seja possível, tente preparar o cabelo com reparadores e protetores antes de fazer alisamentos mais agressivos. Máscaras de hidratação semanais também ajudam a recuperar o cabelo e evitar que ele perca a camada mais externa. Assim, o núcleo dele não ficará exposto e ele corre menos risco.
Outra boa dica é evitar utilizar secadores e chapinhas no cabelo completamente seco. Se for utilizar essas ferramentas para algum penteado, sempre faça com os fios molhados, de preferência após aplicar um sérum termoprotetor. Assim, você impede que o calor acabe danificando os fios. Por fim, evite usar pentes com dentes muito próximos, dê preferência aos feitos de madeira com dentes espaçados. Utilize sempre um creme de pentear para evitar o atrito e hidratar os fios. Para evitar a triconodose mecânica evite secar a cabeça esfregando a toalha no cabelo, isso pode acabar embaraçando os fios. Na hora de dormir, certifique-se que os fios estão secos. Se quiser, use fronhas de tecidos mais macios para nos travesseiros. Assim, você evita o atrito durante o sono.