Com o verão se aproximando e os dias quentes já marcando presença, é possível notar uma série de mudanças nos comportamentos sociais. Roupas mais frescas, os cortes de cabelo mais curtos e a alimentação mais leve costumam ser boas opções para todos aqueles que prezam por alinhar estilo e bem-estar na época mais quente do ano. Mas, e as barbas? Será que os barbudos estilo lenhador se dão bem com o calorão? Ou o jeito é apostar nas barbas mais curtas para aliviar a sensação térmica? Vem se orientar com a gente aqui na matéria abaixo!
De fato, os estilos mais curtos de barba são boas apostas para o verão. Os fios mais curtos são mais fáceis de cuidar e garantem um visual mais fresco, que ainda assim emolduram o rosto e trazem um estilo específico ao seu visual, só dependendo da sua escolhe. O barbeiro Jay Alexandre, da Barbearia Beard and CO., indica que mesmo com os pelos mais curtos, é necessário apará-los constantemente. "Entre os estilos mais pedidos estão a barba por fazer, que geralmente fica numa altura número 1 de pente de máquina, além de todos os estilos de bigodes e cavanhaques. Para mantê-los, sempre recomendo aparar, semanalmente e raspar pelos em excesso, isso vai deixar a barba com uma aparência delineada, a exemplo do cavanhaque fino", orienta.
Caso você seja daqueles que sentem muito calor mas, ainda assim, está cogitando a possibilidade de ostentar uma barba longa no verão, é melhor reconsiderar suas opções. De fato, não é uma alternativa interessante usar uma barba longa no verão se esse é o seu caso, pois ela não vai trazer o frescor que você almeja. "A barba longa protege a pele, vide que os antigos árabes já as usavam, não só por uma questão estética e sim pela proteção do sol e calor nas regiões de deserto", afirma Jay.
No entanto, caso você ainda assim escolha uma barba maior para cuidar no verão, é importante ter uma atenção redobrada com a higiene. Naturalmente, os pelos mais longos demandam uma rotina mais completa de cuidados. "A chance da barba ficar mais suja no calor é verídica. A circulação de pessoas, o trânsito, a emissão de gás carbônico e a poluição do ar, em geral, contribuem para que a barba acumule detritos mais facilmente. Por isso, você deve aumentar a rotina de lavagem da barba para uma frequência diária", explica o barbeiro.
Com a incidência mais forte dos raios solares, o contato frequente com a água do mar e do cloro das piscinas, naturalmente os cabelos e pelos da barba acabam sofrendo com o ressecamento, que é mais comum durante o verão. Independente do formato da sua barba, é interessante apostar no uso de produtos adequados à barba para evitar que os fios fiquem desidratados. Dessa forma, você diminui as chances de ficar com os pelos frizzados ou rígidos, por conta da falta de hidratação. Jay sugere o seguinte: "Manter o aparo regularmente, lavar o rosto com sabonete específico para a região e usar um balm e/ou um óleo adequado à sua textura de pelo vai promover maciez e nutrição aos fios", complementa.
Barbeiro: Jay Alexandre / Barbearia Beard and CO. Barber Shop - Rua Senador Vergueiro, 93, loja 6, Flamengo (RJ). | Facebook