Matérias principais Ter, 25 Jul. 2017

Treinos curtos podem garantir melhores resultados na academia, diz estudo

  • É mais importante fazer muito esforço em pouco tempo do que passar o dia na academia
    É mais importante fazer muito esforço em pouco tempo do que passar o dia na academia

Se você sonha com o dia em que terá tempo de passar horas na academia só para ficar mais tempo se exercitando é melhor pensar duas vezes. De acordo com um estudo feito pelo professor de educação física Paulo Gentil, que é também doutor em Ciência da Saúde e docente na Universidade Federal de Goiás, não é preciso gastar tanto tempo assim para obter bons resultados. Na verdade, o ideal é se dedicar ao exercício entre 10 e 15 minutos três vezes por semana.

"O grande segredo é como esse exercício deve ser feito. Se você for à academia três vezes por semana e fizer e uma série com exercícios que envolvem os principais grupamentos musculares, e depois um treino de alta intensidade intervalado na esteira ou bicicleta, isso basta para você ter ganhos cardiorrespiratórios, ganhos de força e massa muscular. Isso pode não te transformar num superatleta, mas vai te deixar bem fisicamente e em termos de saúde", diz o professor em uma entrevista ao "Eu Atleta", do "Globo Esporte".

Não siga a máxima 'No pain no gain'

Ao mesmo tempo, os estudos, feitos pela equipe de Paulo Gentil, mostram que quanto mais esforço melhor. "Não importa quantas repetições você faça, importa é que o esforço seja máximo. Fizemos uma pesquisa com dois grupos, e os resultados foram os mesmos. O que importa é o esforço que você emprega no exercício", afirma o doutor em Ciência da Saúde. Ainda assim, ele não é muito adepto ao "no pain no gain" - ou "sem dor sem ganho", em inglês -, já que isso pode causa uma lesão ou atrofia.

Mas vamos lá, isso não significa que você tenha que mudar a sua série na academia. Na verdade, o mais importante aqui é lembrar que não é preciso dedicar horas aos exercícios. "Fomos testando e chegamos num ponto em que para qualquer resultado, seja emagrecimento ou saúde, a dose é pequena", completa o professor.

Desansar é preciso

E se você não gosta de sentir dor, saiba que ainda assim há uma solução: fazer menos esforço por mais tempo. Apenas assim passar muito tempo na academia pode ser realmente útil. Ao mesmo tempo, lembre-se sempre que quando o exercício é muito intenso é preciso separar um tempo para a recuperação. Afinal, sobrecarregar uma área do corpo pode gerar lesões.

"Durante o descanso, o corpo se recupera e tenta colocar um pouco a mais do que tinha antes (supercompensação), como se ele quisesse se preparar para que você não sofra tanto da próxima vez. Ou seja, você cresce enquanto descansa, mas esse descanso deve ser proporcional ao estresse gerado pelo treino", afirma Paulo Gentil. "Então, descansar pouco é um problema. Outro problema é treinar muito", completa.

por Ana Carolina Porto

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