Aproveitar ao máximo a faculdade é algo que vai muito além de se dedicar apenas às aulas ou a atividades como monitoria e estágio. Um curso feito de forma plena exige que haja equilíbrio entre a teoria e a prática, pois só assim você pegará o seu canudo de formatura realmente pronto para ser um profissional com boas condições dentro do mercado de trabalho.
Para conseguir este equilíbrio, é importante buscar sempre pensar nas aplicações práticas que determinada teoria pode suscitar. É o que explica Bruno Félix, professor associado da Fucape Business School. "Ao conhecer uma teoria, tome nota não apenas dos aspectos teóricos, mas também de ações que vierem à mente e que podem ser aplicadas. Feito isso, experimente pôr em prática tais ações e crie um registro de quais ideias você experimentou, apontando o que funcionou ou deu errado", discursa o professor.
Bruno chama atenção também para a possibilidade de se criar teorias próprias em cima do conteúdo estudado, como uma forma de desenvolver mais o conhecimento adquirido em sala de aula. "Crie suas próprias teorias a respeito da reflexão que teve daquilo que estudou e busque novas teorias que possam explicar e sistematizar melhor o conhecimento encontrado na teoria passada pelo professor. Isso vai gerar uma nova lista de ações, fazendo com que se reinicie um ciclo de reforço de articulação entre teoria e prática", conclui.
por Fabrício Mainenti