A poluição tem efeitos nocivos sobre a pele, mas poucos homens fazem alguma coisa para mitigar esse problema. Por obstruir os poros, ela deixa a pele "congestionada", o que impede a formação de substâncias que a renovam e também protegem. Se você deseja saber como se proteger da poluição para ter uma pele bem cuidada, confira abaixo algumas dicas de uma especialista!
A poluição atua na pele causando um aumento dos radicais livres e, ao mesmo tempo, reduzindo os antioxidantes naturais da pele, que nos protegem das agressões externas. Assim, a pele fica mais suscetível a apresentar danos, além de ter o risco de envelhecer precocemente.
Como a poluição é composta por micropartículas invisíveis a olho nu, buscar ajuda pelo celular pode ser útil. "Baixar aplicativos que medem a poluição do seu ambiente é uma alternativa", recomenda a dermatologista Kaliandra Cainelli. Medidas práticas, como instalar purificadores de ar em casa, evitar fazer atividades físicas durante o dia, quando o índice de poluição é mais alto, evitar fumar e frequentar locais com muita fumaça também são importantes para que você se proteja.
Para manter a pele limpa em ambientes poluídos, é fundamental limpar o rosto com sabonetes sempre que chegar em casa, a fim de remover as impurezas. "Tônicos adstringentes também auxiliam na remoção dos poluentes, pois eles desobstruem os poros", recomenda a dermatologista. Se precisar limpar profundamente a pele, faça esfoliação de duas a três vezes por semana. Além disso, é fundamental aplicar séruns hidratantes que contenham compostos antioxidantes, capazes de combater os radicais livres que aumentam com a poluição.
Para proteger a pele da poluição de forma simples, o mais importante é usar diariamente filtro solar, que protege a pele contra raios UVA e UVB. "Além disso, hoje temos produtos com ativos anti-poluição, que atuam formando uma camada de blindagem na pele, ou como antioxidantes, promovendo o reparo celular e evitando o contato com substâncias inflamatórias que agridem os tecidos cutâneos", explica Kaliandra. "Para somar ao cuidado externo, deve-se fazer a ingestão de pelo menos dois litros de água por dia, aliado a uma dieta rica em alimentos que contenham vitamina A, betacaroteno, vitamina C - presente nas frutas cítricas - e também os que são ricos em vitamina E, como cereais, gema de ovo e óleos vegetais", completa a especialista.
Dra. Kaliandra Cainelli é dermatologista, graduada em Medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UNIRIO) e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia. CRM-RJ 801534 - Site oficial - Facebook