Se você tem a pele repleta de cravos, pode ser que seja um hábito se pegar espremendo os pontinhos em frente ao espelho sem a menor preparação. Primeiramente, essa prática se mostra extremamente ineficiente. Poucos cravos saem quando a remoção é feita "a seco". Além disso, como você já deve ter percebido, o resultado nunca é bom e o rosto geralmente fica com vermelhidão e dolorido. Então, como removê-los corretamente? O #P preparou um passo a passo para você deixar a sua pele novinha em folha. Confira:
Lave bem o rosto com sabonete, de preferência adstringente. Esse tipo de produto, além de eliminar sujeira e micro-organismos, é feito para combater a oleosidade da pele, principal responsável pelos cravos.
A esfoliação vai prevenir ou pelo menos amenizar os problemas de pele. O esfoliante contêm partículas minúsculas que, ao se conectarem com a cútis, retiram a camada superficial de células mortas e deixam os poros livres.
Aqueça água em uma tigela até produzir bastante vapor. Posicione o rosto de uma forma que não se queime, mas que receba grande quantidade de calor. Fique nessa posição mais alguns minutos para que os poros fiquem abertos facilitando a limpeza.
Como a pele está limpa e os cravinhos amolecidos, comece remover imediatamente após retirar a face do vapor. É importantíssimo que as unhas estejam curtas para não ferir a pele. Pode-se colocar algodão nos dedos para não deixar marcas no rosto. E então, com o auxilio de um espelho, comece a extração apertando sem utilizar as unhas, apenas as pontas dos dedos.
Se tiver alguma espinha, remova por ultimo e retire todo o pus até sentir que a região não está elevada.
Aplique um creme calmante sobre a pele para relaxar e hidratar o rosto e pronto. Você estará com cútis livre de cravos que atrapalhavam o seu visual.
por João Vítor Castanheira