As tatuagens fazem um sucesso enorme entre pessoas de diferentes estilos. Com cores e desenhos variados para todos os tipos e tons de pele, elas servem para dar um estilo totalmente próprio para quem gosta de se destacar. Contudo, por se tratar de um procedimento que invade a nossa pele, é necessário tomar alguns cuidados ao fazer uma tatuagem. Como alguns homens ainda não têm o hábito de cuidar da pele ao aderir às famosas tattoos, listamos alguns cuidados que auxiliam na cicatrização da pele e ajudam a deixar o desenho mais evidente, além de outras medidas. Confira as dicas a seguir!
Bom, se você deseja investir seu dinheiro para pintar a sua pele, também precisa entender que a prática de cuidados se torna essencial. A falta de atenção pode danificar o trabalho do tatuador e causar maiores problemas para sua pele. Para nos dar uma visão profissional e explicar de forma mais completa, conversamos com a Dra. Caroline Aguiar, que é dermatologista e atende em Osasco e em alguns bairros da capital paulista. "Para quem fez recentemente uma tatuagem, é preciso lavar bem com água e sabão neutro três vezes ao dia, hidratar bem a região com cremes reparadores da barreira cutânea, não esfregar a região, e evitar tirar eventuais casquinhas, e utilizar filtro solar no local, quando sair, a cada três horas", informa a médica.
Diversos os produtos naturais que podem ajudar a cicatrizar e hidratar a pele tatuada, trazendo maior nitidez para o traço da sua tattoo e evitando problemas com a sua pele. "Oléos como o de girassol, de coco, de jojoba, de copaíba e andiroba ajudam na cicatrização, pois possuem ação hidratante, cicatrizante e anti-inflamatória", menciona a dermatologista. É extremamente importante, mesmo após meses da aplicação da tatuagem, continuar com os cuidados com a pele. "Como se trata de um procedimento invasivo com a derme, a aplicação da tinta acaba rompendo sua barreira de proteção, exigindo um cuidado diário", conclui.
O ato de simplesmente deixar de praticar qualquer um dos cuidados já mencionados pode gerar resultados desastrosos. Infecções, manchas, cicatrizes no local, desbotamento da tatuagem são alguns dos problemas que podem aparecer, segundo a Dra. Caroline. Vale destacar também que é sempre importante comparecer ao dermatologista antes de fazer qualquer procedimento com a sua pele para se certificar de que está tudo bem com a sua saúde. Não dar a devida relevância para esse assunto poderá colocar a sua saúde em risco.
Existem alguns tipos de produtos que precisam ser evitados, pois podem aumentar os danos na pele após a tatuagem. "Evite sabonetes muito abrasivos, com ativos como o enxofre e ácido salicílico, que podem ressecar a pele", fala a especialista. "Limão, ovos, batata, dentre outras coisas também precisam ser evitadas. Elas podem gerar infecções e dermatites no local", ressalta a Dra. Caroline, que também diz: "Não utilize esfoliantes com muita frequência. Isso pode desbotar e irritar a pele tatuada, como também, produtos a base de petrolato e lanolina também podem desbotar a região".
Dra. Caroline Aguiar é dermatologista e atende na região metropolitana de São Paulo. CRM-SP 175434 | Instagram
Por: Yan Rocha