Bem estar Ter, 07 Jul. 2020

Sono e pele: Entenda como as horas dormidas afetam sua aparência

  • Dormir bem ajuda na recuperação da pele
    Dormir bem ajuda na recuperação da pele

Engana-se quem pensa que o sono não influência da saúde da pele. Uma noite bem dormida garante uma aparência facial mais saudável, desacelera o envelhecimento da pele, controla a oleosidade natural e evita problemas, como as olheiras e o ressecamento. Mas a verdade é que muitos homens têm dúvidas sobre esse assunto. Para ajudá-los a entender a relação entre o sono e a pele, separamos as principais informações. Confira!

Porque dormir bem é benéfico para a pele?

É durante a noite, enquanto dormimos, que ocorre a renovação celular e o equilíbrio e reparação dos danos causados durante o dia à sua pele pela a sol, poluição e vento. Esse ciclo é fundamental para manter a sua pele com um aspecto saudável e com boa textura. Mas por outro lado noites mal dormidas podem provocar o aumento de produção de cortisol que é um dos principais causadores de acne adulta, aparência opaca e surgimento de olheiras. A primeira coisa que você deve entender é que não existe uma regra universal sobre o número de horas que você deve dormir todas as noites, mas o ideal é que seja entre 8 a 10 horas por dia.

Quais cuidados devo adotar para conseguir uma boa noite de sono?

Para ter uma boa noite de sono é fundamental adotar alguns cuidados, como usar roupas de camas limpas e um travesseiro confortável. Manter o quarto escuro também ajuda porque melhora a produção da melatonina pelo cérebro. Escolha também uma roupa adequada para dormir, confortável e que permita fazer movimentos durante a noite. Evite fumar ou consumir bebidas alcoólicas e cafeinadas pelo menos três horas antes de ir para a cama porque esses produtos são estimulantes do sistema nervoso e te mantêm acordado. Além disso, faça uma alimentação mais leve durante a noite e tente adotar algumas atividades relaxantes antes de ir para cama. Uma das dicas mais tradicionais é o banho morno, Mms podem também apostar na meditação, músicas relaxantes ou até mesmo ler algumas páginas de um livro. No entanto, não é recomendado que use o celular, notebook e televisão nesse momento. Esses aparelhos acabam influenciando a sua atenção e dificultam o descanso do cérebro, prejudicando a qualidade do seu sono. Por isso, pelo menos duas horas antes de deitar, tente diminuir o uso de aparelhos eletrônicos.

Criar um ritual de cuidados com a pele antes de dormir eleva os benefícios desse momento

O período da noite é uma excelente oportunidade para também adotar alguns cuidados com a pele. Comece lavando o rosto com água fria e sabonete específico para a região para remover todos os resíduos indesejados. Em seguida, seque com uma toalha macia e limpa. Depois de higienizar essa área, você deve escolher um bom hidratante para usar. Isso, porque a pele vai absorver os nutrientes desse produto eacordar no dia seguinte com uma textura ainda melhor. O recomendado é que dê preferência aos que apresentam vitaminas e ativos antioxidantes potentes na sua composição para potencializar a recuperação do corpo enquanto dorme.

Por: José Thomé

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