Ter uma pele com aspecto saudável pode te deixar mais confiante e com os sinais do tempo amenizados, te proporcionando uma boa aparência. Por isso, na hora de cuidar do maior órgão do corpo, você já adquiriu consciência o suficiente para aplicar protetor solar no corpo todo quando vai à praia, por exemplo. A questão é que você concentrou seus esforços somente para os dias de exposição direta ao sol, sem dar importância ao skincare diário, o que deixa a pele suscetível a desconfortos, como irritações e vermelhidão. Se esse é o seu caso, é importante que você invista em um skincare básico, que é capaz de te livrar desses e de outros problemas. Saiba como na matéria abaixo!
Antes de sair adquirindo produtos de pele e ir testando cada um, é fundamental que você conheça exatamente o seu tipo de pele, que pode ser normal ou equilibrada, seca, oleosa, sensível ou até mesmo uma combinação entre um ou mais tipos, o que é comum de ocorrer. Uma pele normal é aquela que tem a capacidade de produzir uma quantidade de óleos que não deixa a pele engordurada nem ressecada. Já uma pele oleosa possui um brilho típico, causado pelo excesso de oleosidade, enquanto uma pele seca "craquela" por perder água facilmente, ficando áspera. A pele sensível é extremamente reativa, o que significa que ela não tolera algumas químicas presentes nos produtos, podendo ficar irritada. A mista acaba sendo uma combinação de um, dois ou até três tipos de pele, por exemplo: sua pele pode ser mista por ser oleosa na zona T do rosto e seca nas extremidades, sendo também sensível em toda a sua extensão. Conhecendo sua pele, a chance de você acertar nos produtos para cuidar dela é alta.
Os primeiros passos para estabelecer um skincare básico e minimalista estão em realizar a limpeza e a hidratação da sua pele. Para limpá-la, escolha um sabonete que seja específico ao seu tipo de pele, lembrando que os que são líquidos costumam possuir ingredientes mais gentis, sendo ideais para peles sensíveis. O ideal é lavar a pele de dia e à noite, antes de dormir, assim você elimina todas as partículas de sujeira e óleos em excesso que possam ter se acumulado sobre ela durante o dia. Após isso, com a pele limpa, é hora de hidratá-la. Mesmo as peles oleosas necessitam de hidratantes, que neste caso devem ser oil-free, recomendados por não obstruir os poros e causar acne. Uma hidratação bem feita garante que a pele não perca água, deixando-a também protegida da poluição diária e de possíveis toxinas que o organismo produz sobre a pele.
O último passo dessa rotina básica de cuidados com a pele é a proteção. Se você ainda não está habituado, é importante que comece o quanto antes a utilizar um protetor solar, tendo em vista que os raios ultravioletas e até mesmo a luz visível, aquela que vem de aparelhos eletrônicos como computadores, celulares e lâmpadas, danificam a pele. Por isso, escolha um protetor que corresponda às necessidades da sua pele para utilizá-lo diariamente, o que vai permitir que ocorra a renovação celular da pele. Protetores físicos ou minerais são ideais para peles sensíveis, por exemplo, enquanto os que têm toque seco e textura mate podem ser ideais caso sua pele seja oleosa.