Os cortes fade se popularizaram nos últimos anos de tal forma que, ao sair na rua, é difícil não se deparar com ao menos um cara que ostente um dos tipos de corte de cabelo com degradê. E motivos para isso não faltam, já que o famoso efeito degradê nos cortes traz um ar contemporâneo, jovial e despojado ao visual masculino, ao mesmo tempo em que também revela uma elegância e certa classe, independentemente da sua escolha de fade e do comprimento do cabelo. Se você está interessado em apostar em um visual mais ousado e radical, o tipo de fade ideal para você pode ser o skin fade. Veja abaixo três informações essenciais que você precisa saber sobre ele!
O corte skin fade é inspirado nos cortes de militares dos Estados Unidos das décadas de 1950 e 1960 mas com adaptações modernas para os dias de hoje. A característica que embasa esse corte fade é o degradê feito a partir da máquina zero, que explica o nome do corte: ele é feito a partir da pele, deixando exposto o couro cabeludo. Por isso, é importante que você faça o corte com um barbeiro de confiança e que seja habilidoso neste quesito, justamente para que o fade fique nivelado e bem feito.
Uma das maiores diferenças atuais é o comprimento dos fios, que antigamente eram mais curtos, principalmente na parte do topo, fazendo com que todo o cabelo ganhasse um aspecto mais quadrado e retilíneo. Hoje, já é possível encontrar uma maior variedade de comprimentos e formatos nesse sentido, já que é possível unir um estilo Pompadour a um skin fade, por exemplo.
Outra característica comum nos cortesskin fade é o aspecto bem marcado entre o degradê e os fios do topo do cabelo, que são maiores. Dessa forma, o resultado é um alto contraste entre o volume do topo da cabeça e as laterais e a parte de trás, que são raspadas. Assim, esse corte acaba trazendo uma imagem mais ousada, sendo mais recomendado para os homens que tenham uma personalidade mais forte e expressiva. Se você sente que esse corte fade é demais para você, pode optar por outros menos radicais, como o taper fade e o low fade
Talvez a parte mais delicada de um skin fade seja também a mais recompensadora. A hora de criar o fade e de realizar a transição destes fios com os cabelos do topo é trabalhosa, pois para conquistar o efeito degradê, é necessário utilizar cerca de três a quatro pentes encaixados na máquina de corte, de tamanhos diferentes e em escala crescente.
Após isso, o barbeiro deve nivelar os fios do fade com o topo do cabelo, podendo se utilizar da técnica do pente corrido, em que corta o cabelo com o auxílio de um pente, na horizontal, penteando a área a ser trabalhada, em que mostra quais fios devem ser cortados, ou também pode utilizar a tesoura de desbaste desse mesmo jeito, servindo para texturizar e tornar as pontas do cabelo mais leves, fazendo com que os fios do topo e os do degradê se misturem sutilmente, sem que existam marcas visíveis no corte.
Publicada originalmente em 25/03/2019. Atualizada em 24/11/2020.