Alguns homens têm dúvida entre escolher sabonete ou shampoo quando é hora de cuidar da barba. Outros vão além e questionam se podem usar os produtos destinados ao corpo e cabelo nessa área, ou se o correto é utilizar somente aqueles que são adequados à barba. Os barbudos que usam apenas produtos específicos estão certos: conversamos com um especialista, que afirma que ressecamento e oleosidade excessiva, causados pelo uso de produtos não específicos para a barba, são efeitos bem comuns.
Se você estiver precisando limpar a sua barba, mas não tem um shampoo específico para ela em casa, não há problema em recorrer a shampoos comuns de cabelo para limpar os pelos. A única questão é que insistir no shampoo pode prejudicar a saúde e o estilo da sua barba, tornando-a dura e ressecada, por conta das fórmulas que possuem muitos agentes fortes de limpeza. " Os componentes de um shampoo para cabelo podem conter sulfatos, petrolatos e silicones hostis a essa região", afirma Jay Alexandre, da Beard and CO. E lembre-se: É fundamental secar adequadamente a barba depois do banho!
Mesmo os sabonetes específicos para a barba costumam apresentar mais chances de ressecar tanto os fios quanto a pele, induzindo o surgimento de alergias. Os responsáveis são os ingredientes deles. "Os sabonetes costumam ter em sua composição agentes sintéticos, como o lauril de sulfato de sódio, para gerar a espuma ou serem saponificados, e possuem substâncias gordurosas que podem deixar a região como um verdadeiro 'vulcão em erupção'", confirma o barbeiro. No entanto, em casos sem outra opção disponível, sabonetes de fins terapêuticos ou antibactericidas podem atender à função de limpeza da barba. A ideia é se esquivar dos sabonetes comuns, sejam líquidos ou em barra. "Mesmo os mais hidratantes e cremosos são alcalinos demais" explica Alexandre.
Já os shampoos possuem um desenvolvimento mais refinado e sofisticado, pois a maioria das marcas aposta em uma formulação focada em óleos vegetais, vitaminas e sais minerais essenciais. No entanto, muito cuidado com os shampoos anticaspa, que trazem ingredientes muito mais prejudiciais à saúde da barba. "Componentes como benzoato, cetoconazol, azuleno, cloreto de sódio e enxofre podem deixar muito ressecadas a barba e a região", completa Alexandre.
Barbeiro: Jay Alexandre / Barbearia Beard and CO. Barber Shop - Rua Senador Vergueiro, 93, lj 6, Flamengo (RJ). Facebook