A pandemia do Covid-19 obrigou milhares de pessoas a passarem por uma série de mudanças. Ficar em casa e evitar o contato físico com amigos e familiares faz parte dessas medidas que foram adotadas para evitar a proliferação desse vírus. Lidar com toda essa situação nesse período é um grande desafio para muitas pessoas e em alguns casos pode até provocar problemas, como insônia, nervosismo e o aumento da ansiedade. A boa notícia é que existem maneiras de assegurar o seu bem-estar nessa fase. Para ajudar você nesse momento, selecionamos sete dicas para você se sentir melhor durante a quarentena. Confira!
Ligue para os seus familiares e amigos diariamente para manter-se conectado com outras pessoas nesse período. As videochamadas são uma das melhores alternativas para aliviar esse distanciamento.
Aproveite esse momento para fazer atividades que gosta mas pela correria do dia a dia não consegue. Isso pode ser desenhar, ler um livro, assistir um filme ou/e série, meditar ou ouvir uma música da sua banda favorita no último volume.
Tenha uma rotina durante a sua quarentena. Com isso, você vai evitar uma série de problemas, como o aumento de estresse e ansiedade, além de sentir-se mais produtivo. Crie um horário para dormir, acordar e as suas refeições. Separe um tempo para atividades para distração.
Filtre as informações durante o isolamento: a avalanche de notícias sobre o novo coronavírus pode provocar um aumento da ansiedade e de estresse. Tente controlar toda essa informações que recebemos em tempo real sobre a pandemia. A melhor maneira é não deixar a televisão ligada em noticiários o dia todo. Isso não quer dizer que você necessite cortar todo o contato com as informações, porque é importante que mantenha atualizado sobre a pandêmia. Tente tirar um período do dia para se informar sobre o que está acontecendo e não hesite em dias que estiver mais baixo, o que é normal, optar por não receber notícias sobre a Covid-19.
Incluir a terapia na sua rotina da quarentena pode agregar muito ao seu bem-estar. Essa é uma boa maneira de mais importância aos seus sentimentos e de também aprender a lidar com eles. Muitos profissionais estão oferecendo os seus serviços via internet a preços mais acessíveis. Para evitar o constrangimento de outras pessoas estarem ouvindo a sua consulta, busque realizá-la em um cômodo mais afastado e de portas fechadas.
Não se cobre muito durante a quarentena. Se você não está conseguindo manter-se produtivo nesse período, tenha calma e entenda que cada pessoa tem o seu tempo de adaptação ao novo. Tente ser mais flexível com as suas regras e a sua rotina, nessa fase.
Mantenha o seu corpo ativo com a prática de atividades físicas. Busque fazer exercícios no conforto da sua casa, mas com cuidado para evitar problemas futuros. Use sempre roupas confortáveis e reconheça os seus limites, nada de exagerar, principalmente no início.
Por: José Thomé