O cabelo é um elemento fundamental do estilo masculino. Um corte é capaz de tornar a sua aparência mais polida e elegante, bem como também pode trazer jovialidade e descontração, caso você seja um homem mais maduro, por exemplo. Além de escolher um corte que combina com você, é importante estar atento aos cuidados com os fios, como a quantidade de lavagens e também quais produtos de estilização usar, tendo em vista que existem muitas opções, tudo para estar sempre arrumado. Se você não sabe o que usar no cabelo, mas tem vontade de dar um upgrade no visual, confira as diferenças entre sérum, óleo, creme e mousse na matéria abaixo, aprendendo a incorporá-los na sua rotina!
Se o seu cabelo é cacheado ou crespo, os cremes são ótimos para você, pois eles geralmente são ricos em ativos hidratantes, óleos e aminoácidos, substâncias essenciais para tratar e estilizar estes fios que têm uma maior dificuldade de reter nutrientes. Além disso, a consistência mais grossa dos cremes permite que você desembarace e também modele o cabelo de acordo com seu gosto, seja realizando uma fitagem ou apenas amassando os fios, de forma a organizar melhor os cachos. Se seu cabelo for liso, cremes mais líquidos podem funcionar melhor do que os espessos, sem deixar os fios grudentos ou pesados. Só tome cuidado para não aplicar o produto no couro cabeludo, pois o excesso de resíduos pode contribuir para a caspa.
Os produtos conhecidos como mousse têm textura em espuma e são recomendados a homens que têm o cabelo fino ou que sofrem de queda. O produto provoca um espaçamento entre os fios do cabelo, fixando-os nessa posição, passando uma impressão de maior volume. Uma boa maneira de aplicar o produto é sobre os fios úmidos, recém-lavados, deixando que o cabelo seque naturalmente para um efeito de cabelo bagunçado. No entanto, se seu objetivo é alcançar um visual polido, considere usar o secador depois que tiver aplicado a mousse nos fios. Independente do seu caso, concentre a aplicação do produto na raiz, para que os fios fiquem eriçados, dando a impressão de serem mais numerosos.
Os produtos encontrados sob a forma de séruns são bastante leves. A textura deles é líquida, leve e adere bem aos fios lisos, pois são ricos em silicones que formam uma camada física sobre cada fio, assim refletindo o brilho da luz ambiente. Eles também protegem os cabelos da poluição e de outras agressões externas, pois retém a umidade nos fios, deixando todo o cabelo com uma aparência macia e sedosa, o que é ideal para tratar de ressecamentos. Para utilizar um sérum, basta aplicar algumas gotas do produto sobre as mãos, aplicá-lo no cabelo úmido e esperar que o produto seque completamente.
Ao contrário dos séruns que agem na superfície dos fios, os óleos são capazes de atingir as camadas mais internas do cabelo, atuando no interior da fibra capilar. Por isso, eles têm propriedades capazes de tratar diversos problemas capilares, como fios fracos, sem maleabilidade e ressecados. Além disso, ajudam a tratar a queda de cabelo e podem até acelerar o crescimento dos fios, caso sejam usados no couro cabeludo, pois são ricos em lipídeos e ácidos graxos essenciais à saúde dos cabelos. Portanto, vale pesquisar qual a sua necessidade para, então, escolher o óleo que melhor te atende. Você pode utilizá-lo no cabelo seco ou úmido, nesse caso, não há uma regra específica.