A ausência de Lionel Messi, afastado por lesão, não foi o suficiente para impedir a primeira vitória do Barcelona na atual edição da Liga dos Campeões. O time da Catalunha derrotou ontem o alemão Bayer Leverkusen por 2 a 1, em casa, e assumiu a liderança do grupo E, com quatro pontos. Apesar do bom resultado, a partida não foi nada fácil e a equipe precisou virar o jogo já no final. O gols foram anotados por Sergi Roberto e Luis Suárez, aos 36 e aos 37 minutos do segundo tempo, respectivamente.
Todavia, o placar não reflete exatamente o que se viu na partida. O Bayer se impôs durante os 90 minutos, dando a impressão de que estava jogando em seu domínio e não no Camp Nou, estádio do adversário. Os alemães abriram o placar com o zagueiro Papadopoulos, que subiu alto para cabecear a bola cruzada por Çalhanoglu da marca do escanteio, aos 22 minutos da primeira etapa. No segundo tempo, porém, o Bayer acabou recuando muito, o que contribuiu para a sua ruína em apenas dois minutos.
O triunfo sem a presença do camisa 10 argentino serve para dar moral ao time culé, mas mostra, por outro lado, uma certa dependência do craque, pois o Barcelona pouco criou durante todo o jogo. O garoto Sandro Ramírez, que substituiu Messi, teve uma atuação discretíssima, e a equipe como um todo não demonstrou a mesma capacidade de armar jogadas ofensivas, apesar de ter mantido o tradicional percentual de posse de bola alto.
por Fabrício Mainenti