Um homem bem vestido também deve bem calçado. Prova disso é que, para cada estilo, há tipos específicos de sapatos correspondentes que garantem que você fique estiloso e alinhado em todo o seu visual. Quando as combinações feitas entre roupas e sapatos é certeira, as outras pessoas reparam e elogiam. Essa reação dos outros pode refletir o quanto você está descolado ou elegante. Mas será possível chegar a esse ponto usando sapatênis? Tem como ficar elegante calçando esse tipo de sapato? Veja, na matéria abaixo, as dicas que o Preparado trouxe, em conjunto com a consultora de estilo Fabiana Morato, sobre o uso deste polêmico modelo para não fazer feio quando usá-los!
Se você pretende utilizar o sapatênis de modo elegante, primeiramente você deve saber que este calçado não serve para situações extremamente formais, como eventos que possuam um dresscode bem definido, como o black-tie. Sabendo disso, este modelo é interessante às situações e locais em que você precisa parecer mais arrumado, sem que haja a necessidade de vestir peças como as de um terno. Aí, o uso dele, que geralmente tem uma aparência mais casual, pode ser válido.
Fabiana indica as maneiras de como usar o sapato para trazer elegância ao visual: "Combine o sapatênis com peças mais alinhadas (mas não os costumes), que tenham corte mais reto e/ou slim, a exemplo das camisas, pólos e até mesmo camisetas mais neutras, pois o calçado funciona. Prefira um solado mais robusto, confeccionado em materiais mais nobres como o couro. Vale lembrar que a sola, quando é mais grossa, ajuda a dar uma imponência para o calçado. Outro detalhe são as cores. Para não passar mais casualidade, você deve preferir os tons opacos (não muito vivos) e escuros, ou seja, os tons mais neutros. Só lembrando que ele não substitui um sapato em eventos e situações mais formais", recomenda a especialista.
Outros aspectos que você deve ter em mente se quiser usar um sapatênis de modo elegante são os detalhes do calçado e a condição de seu material. O melhor é que você opte por detalhes refinados e que preste atenção em seu sapato, analisando se ele está em boas condições de uso, já que não adianta ter um sapato com as características corretas, mas que esteja mal cuidado e que vá destacar seu look de forma negativa. "Outra sugestão é escolher um modelo com poucos detalhes, para não diminuir as possibilidades de uso. Se ele tem muita costura, tem uma estampa ou textura muito aparente, ou algum elemento bem destacado visualmente, ele pode limitar as composições, além de trazer uma maior casualidade", alerta Morato. Quanto às condições de uso, a profissional ressalta o que é preciso fazer por parte dos homens. "Um cuidado importante que gosto de enfatizar para meus clientes é observar o acabamento do material. É muito comum encontrar calçados com o efeito de couro "lavado", dando efeito de desgastado. Por mais que seja um detalhe diferente e uma proposta atual, ele pode causar a impressão de calçado velho, desbotado e muito usado. Numa olhada rápida, nem todo mundo vai perceber que essa é a proposta pretendida, podendo confundi-lo com uma peça mal cuidada", adverte.
Fabiana Morato é consultora de Imagem e Estilo, também membro da Associação Internacional de Consultores de Imagem (Aici). Site Oficial - Instagram