Manter uma barba impecável é algo que dá trabalho e requer dedicação. É necessário que você esteja munido de algumas ferramentas, técnicas e produtos corretos para manter a saúde e o estilo dos pelos em dia. Caso contrário, você assume uma aparência esquisita e que prejudica todo o seu visual, seja por não estar fazendo alguma coisa ou, ainda, por estar fazendo algo errado. E aí, será que você está esquecendo de algum cuidado importante? Será qua sua barba está estranha? Você vai ter suas perguntas respondidas agora!
Uma barba estranha pode ser imediatamente percebida por conta das falhas e pontas duplas que surgem nos fios. Barbas que não possuem uma distribuição uniforme dos pelos, quanto estão mal aparadas, ou seja, sem seguir uma manutenção constante, evidenciam um aspecto esquisito no formato dos fios. Além disso, passar muito tempo sem ajustar o comprimento dos pelos faz com que eles facilmente criem pontas duplas, causadas por conta da oleosidade natural que sai da raiz do bulbo capilar, mas que não consegue chegar às pontas como deveria. Se não quiser correr o risco de lidar com este inconveniente, faça a aparagem constante de sua barba.
Outro sinal comum e recorrente que indica que sua barba está estranha são os pelos que se tornam duros e ressecados. Isso, muito provavelmente, se origina no hábito de fazer a limpeza da barba com um shampoo para cabelos. O que ocorre é que estes produtos possuem químicas muito agressivas à área da barba que, por sua vez, removem os óleos para além do necessário, de forma desequilibrada, já que é importante haver um pouco de óleo a fim de manter os fios hidratados, macios e maleáveis. Portanto, evite utilizá-los e invista nos shampoos próprios para barba.
A ausência de uma hidratação feita na barba pode ser determinante para que, além de ressecados, os pelos adquiram frizz e fiquem desalinhados. Basta fazer o seguinte teste: utilizar entre duas a três vezes por semana balm ou óleo em sua barba será capaz de tornar os fios nutridos e alinhados, tudo porque esses produtos devolvem alguns nutrientes essenciais aos pelos. Ainda assim, pode ser que alguns fios assumam um aspecto frizzado, rebelde. Nesses casos, o recomendado é utilizar um pente ou escova específicos para a barba, que serão responsáveis por distribuir melhor a oleosidade promovida pelo balm ou óleo, além de serem capazes de treinar os fios a assumirem um aspecto comportado.
A existência de pelos em algumas regiões pode ser extremamente ruim, mesmo que sua barba seja falhada. Por exemplo, os pelos que se encontram nas regiões do pescoço e da bochecha poluem o estilo e o formato da sua barba, independentemente de quais eles sejam. Estes pelos são, em todos os homens, considerados excessivos e, por isso, devem ser raspados com frequência, através do uso de lâminas de barbear.