Os danos no cabelo podem ser causados por exposição frequente ao sol, vento, poluição, resíduos de produtos e até mesmo pela forma que você penteia o seu cabelo. Assim também como lavar os fios com água quente ou uso excessivo de secadores de cabelo. Um dos primeiros sinais e o mais evidente é o frizz causado pelo ressecamento dos fios. Esse problema pode afetar qualquer tipo de cabelo, mas é mais frequente entre os crespos e cacheados, por conta do formato do seu cabelo e a grande dificuldade da circulação da oleosidade natural. Por isso, é importante que nesses casos a rotina de hidratação seja muito mais intensa, com o uso de condicionadores, cremes e óleos.
O ideal é que após reconhecer que está com o cabelo danificado, você aumente imediatamente a sua rotina de cuidados. Evite usar shampoo que contenha sulfato na sua composição, porque esse composto tende a deixar o cabelo ainda mais frágil. Além disso, procure hidratar os fios. Inicialmente esse processo pode ser feito em casa mesmo com a combinação de alguns produtos. Procure por dermocosméticos que tenham componentes nutritivos, como vitamina B, porque além de hidratar os fios, também recuperam os minerais perdidos. Outra ação que pode ajudar a devolver o brilho, maciez e a saúde dos fios é o uso dos produtos com queratina, pelo menos uma vez por mês, porque eles ajudam a fortalecer os fios e a eliminar o frizz. Caso sinta que mesmo assim os seus cabelos continuam com uma aparência indesejada, converse com um cabeleireiro ou dermatologista. Pode ser que você precise de tratamentos mais específicos para ajudar os fios a se recuperarem.
A verdade é o jeito mais fácil de lidar com esse problema é se prevenindo. Invista em um cronograma capilar e use os produtos específicos para o seu tipo de cabelo. Evite lavar a cabelo com água quente, porque isso retirar a oleosidade natural dos fios e pode provocar o ressecamento. Além disso, invista no uso de óleos de cabelo de origem natural, porque eles tende a ajudar na hidratação das madeixas. Também evite pentear e dormir com cabelos úmidos, porque pode deixá-los mais frágeis.
Por José Thomé