A demanda de grooming masculino tem crescido nos últimos anos. Prova disso é a quantidade de homens que vem cuidando melhor de si mesmos, investindo em produtos capazes de atender às suas necessidades com a pele, bem como os que servem para estilizar a barba e o cabelo. No entanto, muitos não se dão conta da composição destes produtos, que podem ser agressivos à saúde e, também, ao meio ambiente. É o caso de substâncias como os petrolatos e a parafina, que podem entupir os poros da pele e são poluentes. Se você quer manter um visual estiloso e saudável, mas também com consciência ambiental, fique ligado em nossas dicas!
Para começar a ter uma rotina mais sustentável, uma boa dica é evitar a utilização de plástico para carregar seus produtos de grooming no dia-a-dia. Seja quando você realiza a compra de um pós-barba, de um gel para o cabelo ou de um protetor solar, prefira por sacolas ou bolsas que sejam feitas de pano. Assim, você não vai precisar desperdiçar tantas sacolas plásticas e ainda terá um acessório reutilizável e resistente.
Para garantir que sua rotina de grooming esteja sustentável em todos os aspectos, escolha corretamente os materiais dos produtos que for consumir. Assim, prefira embalagens que sejam biodegradáveis, recicláveis ou reutilizáveis. Por exemplo, em vez de utilizar um aparelho de barbear descartável, talvez seja mais interessante adquirir um aparelho fixo, que exija somente a troca dos cartuchos que contêm as lâminas de barbear. Outro exemplo está nas escovas de dentes, que em sua maioria são feitas de plástico. Mas algumas marcas já disponibilizaram as que possuem cerdas feitas de bambu, que é natural e cumpre a função de deixar os dentes limpos e o sorriso bonito.
Por fim, mas não menos importante, o recomendado é que você leia o rótulo das embalagens e prefira aquelas que prezam por ingredientes orgânicos, se possível. Assim, você evita substâncias que possam ser tóxicas à saúde e aparência de sua pele, barba e cabelo. Por exemplo, a aloe vera é um componente natural e que tem a função de hidratar e acalmar a pele. Já ingredientes como a parafina e o petrolato são artificiais e podem entupir os poros, dificultando a limpeza da pele e talvez piorando quadros de oleosidade excessiva. O recomendado é pesquisar a composição dos produtos caso você fique em dúvida, tanto em relação ao efeito deles no corpo, quanto no meio ambiente.