Uma das maneiras mais fáceis de dar uma repaginada no estilo é promover uma mudança nos cabelos. As possibilidades são muitas: você pode testar um corte novo, iluminar, colorir, entre outras coisas. Mas, caso você queira esconder os fios brancos ou exibir mechas mais escuras, a melhor saída é fazer luzes invertidas. Para entender melhor esta técnica e seus efeitos, nós conversamos com o cabeleireiro João Guilherme de Oliveira, do salão Hermas Beleza, de Campinas. Confira!
É bastante comum escutar sobre "luzes", um procedimento usado principalmente pelo público feminino para clarear os cabelos. Mas, há uma variação menos conhecida, cujo propósito é justamente o contrário. "As luzes invertidas têm o mesmo processo de criação que as luzes convencionais, mas são feitas com tonalizantes ou coloração com o intuito de escurecer fios escolhidos", explica o cabeleireiro.
Luzes invertidas podem ser feitas em qualquer cabelo, servindo inclusive para escurecer ainda mais fios já escuros, mas entre o público masculino predominam os clientes de cabelos brancos. "Geralmente, quem procura o serviço são homens grisalhos, para disfarçar o excesso de cabelos brancos e dar um ar mais jovial ao visual", conta João Guilherme. "Os fios escuros criados buscam dar mais naturalidade aos brancos, deixando-os grisalhos." O resultado costuma ser bastante satisfatório, gerando uma cabeleira bonita e com leve toque de seriedade.
Boa parte da naturalidade dos grisalhos feitos por estas luzes reside na forma como o procedimento é realizado. "No processo de mechas inversas, o ideal é que se separe mecha por mecha, criando pontos de contraste onde necessário. Uma aplicação global perderia o efeito de luzes invertidas, pois o cabelo ficaria completamente escuro", diz o cabeleireiro. Portanto, escurecer apenas algumas mechas é o ideal, garantindo a tão charmosa mescla de cabelos escuros e brancos num grisalho bem natural. E o procedimento é bem simples. "Normalmente, estas luzes são feitas com as 'mãos livres', nome que usamos ao trabalhar apenas com o pincel ou o próprio pente. Ou, dependendo do comprimento do cabelo, podemos utilizar papéis para mechas. Ambos os processos dão mais liberdade de criação e visam deixar o cabelo o mais natural possível", completa o profissional.
Pelas propriedades das luzes invertidas, cabelos claros podem ser escurecidos. Contudo, não são aconselhadas para quem tem os fios platinados. "O cabelo descolorido tende a ser mais poroso e não ter uma fixação tão boa da cor, justamente pelo fato de ter sido tirado o pigmento natural do cabelo na descoloração", argumenta João Guilherme. "Neste caso, seria necessário fazer uma pré-pigmentação para devolver o fundo natural ao cabelo; só depois seria feito o procedimento. Isto evita o desbotamento dos fios e uma cor desagradável."
Após a aplicação das luzes invertidas, um simples cuidado é necessário para manter o efeito. "O melhor é usar produtos específicos para cabelos coloridos, que ajudarão a deixar os fios com a cor sempre bonita e radiante", indica o cabeleireiro. "Com respeito à manutenção, sempre recomendo que o cliente faça uma autoavaliação para decidir quando refazer o procedimento."
João Guilherme de Oliveira é cabeleireiro no salão Hermas Beleza, situado em Campinas (SP). | Site . | Instagram .
por Daniel Schulze