Talvez por entender que trata-se de uma roupa formal ou destinada apenas a eventos marcantes, muitos homens só utilizam um blazer quando vão a alguma festa de casamento ou situações de trabalho. No entanto, o blazer é muito versátil e pode te ajudar a revelar um estilo pessoal autêntico. Se você quer incluir essa roupa em seu dia-a-dia, desde situações formais às mais descontraídas, veja abaixo como escolher o blazer certo para cada situação!
O blazer transpassado é aquele em que uma das lapelas do blazer fica por cima da outra, quando você decide abotoá-lo. Já o modelo de dois botões possui duas lapelas, uma com os botões e outra na qual você os abotoa. Ambos os modelos são clássicos e tradicionais, mas para garantir sua elegância em uma reunião de trabalho ou qualquer evento corporativo, fique atento para as medidas.
Para saber se o seu blazer é fit, ou seja, se ele segue o formato de seu corpo, preste atenção nos ombros e pulsos. Se as mangas do blazer ultrapassarem o início de sua mão, é porque estão longas demais. Se na costura das mangas elas ficarem enrugadas e moles, significa que passaram da medida de seus ombros, e estão largas demais. O contrário também vale, caso as mangas fiquem "pescando" e você não consiga movimentar muito seus braços, já sabe que está apertado. Procure o equilíbrio e conforto nas medidas. Quanto à cor, escolha um blazer de cor branca, preta, cinza ou azul-marinho, pois essas cores costumam conversar bem com as cores dos sapatos, calças e até meias que você pode utilizar.
Para criar looks casuais, não há restrição quanto ao tipo específico de blazer a ser usado. No entanto, os modelos de dois a três botões já trazem uma impressão maior de descontração, pois são menos arrumados do que o modelo transpassado, por exemplo. Para garantir a aparência despojada e que combina com os momentos de lazer, você deve prestar atenção ao combinar as roupas. Para começar, prefira vestir os blazers desabotoados, mostrando a camisa utilizada por baixo deles.
Quanto às camisas, você pode optar por uma polo, se quiser um estilo esportivo e clean, ou mesmo uma básica com decote em V, para combinar com o formato pontudo das lapelas do blazer. Camisas básicas de golas arredondadas podem cortar a silhueta afinada que o blazer cria, portanto, cuidado se for utilizar uma peça assim. Outra parte importante são as cores, as calças e até as bermudas. Se você quer curtir um dia mais quente, combine um blazer bege a uma bermuda chino mostarda para trazer a ideia de leveza. Se resolver sair à noite para alguma festa ou reunião social, pode combinar um blazer azul marinho com uma calça cáqui.