Escolher uma carreira nem sempre é fácil, mudar quando já se está estabelecido então nem se fala. Enquanto para alguns profissionais deixar seus empregos e partir para algo novo não significa grandes dores de cabeça, para outros o buraco pode ser mais embaixo, pois, apesar de estarem insatisfeitos com o que fazem, amam a empresa em que trabalham. Nesses casos, com algumas atitudes tudo pode ser resolvido.
O primeiro passo é descobrir o seu lugar. Faça uma lista de ocupações que soam como uma melhor alternativa. Em seguida, descubra o que é preciso dominar para exercer esses cargos. Uma boa maneira de fazer isso é conversando informalmente com colegas de outros departamentos. Provavelmente, você vai reparar que já possui algumas habilidades de diferentes setores, bem como terá que desenvolver outras.
Vale a pena ficar de olho em vagas que abrem dentro da própria empresa. Se alguma chamar atenção, demonstre abertamente que gostaria de ocupá-la. Certamente você terá prioridade na hora de preencher o cargo, uma vez que já está na empresa e é conhecido.
No entanto, é importante saber diferenciar odiar o trabalho de simplesmente estar entediado. Às vezes, já se sabe bem o que faz e as tarefas acabam se tornando cansativas e repetitivas. Se esse for o caso, procure "sair da caixa", se ofereça para ajudar algum colega, descubra como resolver determinado problema ao invés de passá-lo para o seu superior.
Muitas vezes, para conseguir o que deseja, tudo o que você precisa fazer é pedir. Converse com o seu chefe, seja sobre uma promoção ou mesmo para mudar de área dentro da empresa. Deixe claro o quanto você valoriza a organização e mostre com provas concretas como o seu trabalho tem trazido resultados. Chame a responsabilidade, mostre que é possível confiar no seu potencial para assumir novas responsabilidades. Na melhor das hipóteses, você terá tentado.
por Bruno Janot