O gasto com folhas de pagamento no mundo do futebol é alto. Manter grandes nomes no time, além de toda a equipe técnica, uniformes e material necessário para treinos é um custo grande para o clube. Todo o dinheiro gasto em produtos e profissionais de qualidade são comparados com a posição de cada time no Campeonato Brasileiro.
Quem mais gasta com folha salarial são cinco grandes times do Brasileirão, mas nem todos eles estão nas colocações mais altas da tabela de pontos. O time na primeira posição é o Palmeiras. São 11 milhões de reais dedicados apenas para isso e ele se encontra na quarta posição do campeonato. Seguido pelo Atlético-MG, que está em 11º na tabela de pontos e gasta 10,2 milhões com a equipe.
Já o São Paulo ocupa a terceira posição dos clubes que mais gastam. Com 9,5 milhões de reais, o time se encontra na 17º posição do Campeonato, gerando insatisfação para o torcedor e para o próprio clube. Em quarto está o time carioca Flamengo, gastando 9 milhões e ocupando a sétima posição do Brasileirão. E em quinto, e atual primeiro colocado do campeonato, se encontra o Corinthians, que gasta 8,1 milhões de reais.
Na sexta posição temos o Cruzeiro com 8 milhões gastos em folha salarial e está na quinta posição do Campeonato Brasileiro. Logo após, vem o terceiro colocado do Brasileirão, o Grêmio, com gastos de 7,2 milhões e na sétima posição do ranking de mais gastos com salários. O Fluminense segue logo atrás, na oitava colocação com gastos de 4,9 milhões de reais. Já o Santos, segundo colocado na tabela de pontos do campeonato e o nono no ranking de custos, gasta 4,5 milhões para pagar toda a equipe do clube.
Ocupando a décima colocação do ranking, o Vitória gasta 4,1 milhões com folha salarial e não está em uma posição satisfatória no campeonato, aparecendo em 16º lugar. Os times cariocas Vasco e Botafogo ocupam a 11ª e a 12ª posição, gastando 3,9 e 3,8 milhões de reais respectivamente, e estão em 9º e 6º lugar no Brasileirão. Já o Sport ficou em 13º no ranking por gastar por volta de 3,7 milhões com pagamentos e se encontrar em 14º no campeonato.
O Atlético-PR gasta 3,5 milhões e está no meio da tabela do Brasileirão, em 8º lugar. Também do Paraná, o Coritiba vai indo mal no campeonato e se encontra em 19º lugar, mas gasta 3,2 milhões com folha salarial. O Bahia que ocupa a 13ª colocação do Brasileiro gasta por volta de 3 milhões de reais com pagamentos. A Ponte Preta está em 18º lugar no campeonato e tem custos com salário de 2 milhões, ficando em 17º na lista.
Dois times gastam a mesma quantia. O Chapecoense e o Avaí pagam 1,5 milhões de reais para custear os salários da equipe. A diferença entre eles é que o time de Chapecó ocupa a 10ª posição do Brasileirão e o Avaí, a 15ª. Gastando menos com folha de pagamento está o Atlético-GO, o clube destina 1,4 milhões para salários. Ele ocupa a última posição do ranking, mas também o último lugar do Campeonato Brasileiro.
Por Lucas Palomo