As riscas, listras e desenhos são opções contemporâneas para agregar valor sempre que você quiser renovar o visual, com um estilo totalmente personalizável e que está em alta. Não é de hoje que as artes no cabelo fazem sucesso, essas tendências chamam atenção justamente pela versatilidade e criatividade, que variam de formas geométricas a formatos mais sutis, conferindo um destaque nítido na cabeça de quem as utiliza. Além disso, são alternativas democráticas, pois não há restrições ao decidir experimentá-las: elas adaptam-se bem a todas as texturas de cabelos. Se você procura uma forma de modificar o visual com descontração, mas, ao mesmo tempo, garantir impacto e firmeza de quem é seguro nas próprias escolhas, conheça os detalhes de cortes que vão fazer sua cabeça brilhar!
A origem do nome razor part ("divisão feita por navalha", em tradução livre) se deve ao primeiro instrumento responsável por "desenhar" os cabelos masculinos, demarcando o local onde o cabelo é repartido no penteado: a navalha. Esse tipo de risca no cabelo, popular entre as décadas de 30 e 50, voltou à moda em diferentes versões, com linhas mais retas ou curvilíneas, grossas ou finas, dependendo do estilo que você quer adotar.
As riscas laterais estão na crista da onda em termos de estilo masculino e já foram adotadas até mesmo por craques como Neymar Jr. e Cristiano Ronaldo. Podem ser linhas retas, curvas ou diagonais, feitas nas partes laterais do cabelo e, em geral, com o auxílio de tesoura e máquina de acabamento antes da navalha, que só é usada no final do processo, garantindo a precisão da listra. Com relação aos cortes que combinam com essa forma de customização, os mais comuns e que servem de parâmetro são: o undercut, o moicano (clássico ou disfarçado), o pompadour e qualquer altura de corte degradê/fade.
A atenção em relação ao local em que a risca será feita deve ser redobrada nos cortes com degradê/disfarce, pois se for feita erroneamente, pode comprometer todo o restante do corte, desmanchando o trabalho criado nos disfarces, resultando em um visual desarmônico.
Contornos geométricos estão marcando presença em barbearias e no Instagram de celebridades. Neymar Jr. recentemente exibiu um corte degradê, com um desenho geométrico que simula um V em sua nuca, um visual que também entrou em campo com diversos outros jogadores. O francês Paul Pogba também já exibiu diversos desenhos, inclusive usando cores que imitavam a pelagem de um leopardo. A regra é ousar na imaginação e confiar na sua autenticidade!
Publicado originalmente em 01/08/2018. Atualizado em 05/11/2020.