As pessoas pensam que a melhor forma para conseguir tingir o cabelo é apenas com os tonalizantes vistos no mercado. Porém, o primeiro passo antes de aderir qualquer coloração (principalmente tons fantasia) é remover a cor presente nos fios com um descolorante. O cabeleireiro profissional Diego Costa explica sobre a melhor sobre a importância desse item. "Para quem deseja pintar o cabelo com cores intensas como rosa, violeta, verde, é necessário realizar a descoloração de uma forma completa e correta. É preciso respeitar a saúde do cabelo, o tempo recomendado para descolorir e realizar todo processo lentamente para que o fio consiga uma maior elasticidade e resistência. Isso tudo favorece o clareamento devido dos fios". Além disso, é importante investir em produtos de boa qualidade para garantir que o resultado vai agradar. "O uso de um bom tonalizante é responsável pelo embelezamento de cores mais intensas, produto esse que é aplicado após a descoloração do cabelo", revela.
Os descolorantes são produtos perigosos se não forem usados com o devido cuidado, pois são capazes de remover as cores até mesmo de tecidos. Ao utilizar o produto, evite o uso de roupas que você goste ou, se não estiver fazendo em um lugar profissional, prepare bem o local para evitar possíveis problemas. "É recomendado antes de realizar a descoloração fazer um teste no cabelo para analisar se é possível prosseguir com o procedimento. Você pode observar como os fios se comportam em relação ao produto e avaliar se não está ultrapassando a elasticidade da fibra capilar para evitar que ocorra alterações com a cor que deseja aplicar", é o que recomenda Diego.
Devido ao custo benefício, muitas pessoas acabam optando pela violeta genciana ou da anilina em vez de usar tonalizantes. São produtos facilmente encontrados em farmácias e que conseguem colorir o cabelo, ainda que não sejam os mais recomendados para isso. O profissional aborda sobre esse assunto: "A violeta genciana e a anilina são produtos usados há muito tempo. Muitas pessoas utilizam esses itens, e não há relatos que possam trazer maiores problemas. O que realmente fazem é deixar um leve ressecamento".
Optar pelos cabelos coloridos é algo que irá mudar totalmente a sua rotina, pois é necessário ter alguns cuidados com os fios que sofreram todos esses processos químicos (descoloração e pintura). Por isso, o cabeleireiro menciona algumas atitudes que precisam ser tomadas para evitar o desbotamento e manter o cabelo saudável:
• Não lavar todos os dias
• Evitar água muito quente
• Evitar aparelhos mecânicos com calor intenso
• Hidratar corretamente
• Utilizar bons produtos
Diego Costa é cabeleireiro com formação profissional e reside atualmente em Paris | Instagram
Por: Yan Rocha