A descoloração é um processo que pode ser muito agressivo. Ele abre as escamas dos fios para agir mais profundamente nas moléculas de melanina e pode ressecar o seu cabelo. Uma maneira de protegê-lo é deixar de lavar o cabelo por alguns dias. Isso vai acumular uma camada de oleosidade maior sobre os fios e ele não ficará tão ressecado quando você terminar o processo. Não precisa de muito: dois dias sem lavar já é suficiente para criar essa proteção e evitar um cabelo danificado. É importante apontar que a oleosidade extra não vai afetar o resultado final. Outro cuidado que você precisa ter é fazer o teste de mecha. Isso é uma maneira de verificar se você possui alergia ao produto que será utilizado. Prepare a mistura e aplique em uma área pequena que não fique tão exposta e aguarde o tempo de ação indicado no pacote. Se você sentir queimação, ardência e coceira excessiva, aborte a missão e enxágue o produto. Caso contrário, pode seguir com o plano.
Se o teste de mecha der certo, pode passar para o próximo passo. Faça a mistura do pó descolorante com a água oxigenada, que funciona como ativador do produto. Você a encontra nas versões 20, 30 e 40 volumes, do menos ao mais potente. Se você nunca pintou o cabelo, o mais fraco pode ser suficiente. Mas se os fios forem mais escuros, pode precisar de uma mais forte. Faça a mistura em um pote de plástico e peça para alguém passar ela no seu cabelo. Dependendo do comprimento do seu fio, pode ser necessário separar em mechas para conseguir espalhar o descolorante com um pincel de tintura de cabelo. Comece a aplicar da parte superior da cabeça, sempre aplicando bem da raiz até a ponta. Na embalagem há a indicação do tempo que você deve deixar o produto agir, mas é bom você observar no espelho se a cor está chegando no ponto desejado. Quanto mais tempo o produto agir, mais claro o seu cabelo vai ficar. Só não ultrapasse o tempo máximo indicado para não sofrer irritação ou até mesmo a quebra dos fios. Ao chegar na tonalidade desejada, enxágue a cabeça com água corrente.
A descoloração é um processo muito agressivo e pode deixar os fios muito ressecados. A melhor coisa a se fazer ao terminar é ajudar o cabelo a recuperar seus óleos naturais com uma hidratação. Prefira os cremes com lanolina na sua composição, pois são mais potentes. Outro cuidado que você deve tomar é fazer a matização dos fios. É muito comum eles ficarem amarelados ao fim do processo, de cor próxima à gema de ovo. Se quiser evitar isso, lave-os com um shampoo roxo. Essa cor é capaz de neutralizar o amarelado, deixando o cabelo mais próximo do platinado. Também tome o cuidado de escolher um produto sem sulfato, substância que pode intensificar o ressecamento.