Encontrar pontas duplas na barba é mais comum do que se imagina. Isso acontece normalmente com quem não tem uma rotina de cuidados com os fios, e por isso é importante hidratar e nutrir os pelos constantemente para evitar alguns outros problemas. q"As pontas duplas são fissuras na haste capilar e normalmente surgem quando o fio recebe bastante atrito ou é exposto a agressões sem nenhuma proteção. No caso da barba, passar a mão é uma das principais causas, pois o contato ao passar as mãos gera danos às cutículas do pelos e os deixa cada vez mais com essas pontas", explica Alex.
Se engana quem acredita que as pontas duplas possuem apenas um tipo de aparência. Como se trata de um problema recorrente para muitos homens, é muito importante entender melhor sobre todos os possíveis tipos de pontas duplas. O barbeiro profissional revela detalhes sobre cada uma delas:
• Ponta dupla mini: "Quando a ponta dupla mini começar a aparecer, os fios da barba ainda não se encontram numa situação ruim, mas não ignore o sinal e inclua certos cuidados na sua rotina capilar antes que seja tarde".
• Ponta básica: "A ponta básica é uma pequena e visível partição na ponta dos fios da barba. Utilize produtos de hidratação e nutrição da barba com produtos específicos".
• Ponta tripla: "Quando aparece uma ponta tripla é quando as coisas ficam complicadas. Ela ocorre quando muitos fios finos se dividem em três e estão prestes a quebrar".
• Ponta árvore: "Quando a ponta árvore ocorre é quando as pontas dos pelos já estão tão danificadas que se partem em vários tufos e seguem pelo comprimento dos fios da barba em um formato que se parece com um galho de árvore".
• Ponta vela: "A situação da ponta vela ocorre quando os pelos da barba terminam com um aspecto frágil e quebradiço, significando que a cutícula está se partindo. Para resolver é necessário aparar o comprimento dos fios e fazer o uso de alguns óleos para ajudar no resultado".
• Ponta nó: "Quem possui os fios da barba mais enrolados acaba sofrendo com a ponta nó, pois é um tipo de pelo mais fino. A solução é pentear com um pente próprio delicadamente para não quebrar os fios".
Essa dúvida aparece na cabeça de muitas pessoas e nem sempre a solução aparece de imediato. Criar uma rotina de cuidados é o primeiro passo a ser tomado como também a obtenção de produtos úteis para não só dar vida aos fios como também deixá-los mais fortes e vivos. É o que recomenda o barbeiro Alex: "É necessário passar a utilizar produtos de cuidados como shampoos próprios para a barba, serum, balm e óleos. Como também, evitar puxar os pelos da face e usar um pente específico para os fios do rosto, minha preferência são para os feitos de madeira".
Alex Dias é barbeiro profissional da barbearia The Cut Barbershop, na Praça Zoly França Silva, 115 - São Gabriel, Belo Horizonte - MG | Instagram
Por: Yan Rocha