Todo homem sabe da importância de manter o rosto lisinho diariamente, mas nem sempre ele está ciente do que deve ser feito tanto antes como depois do barbear. Em entrevista ao #P, o médico dermatologista com prática em oxidologia Amilton Macedo explicou que você precisa lavar o rosto com sabonete e fazer uma esfoliação de forma suave para limpar a pele.
"Antes de fazer a barba deve-se aplicar sabonete e fazer uma esfoliação suave para remover as bactérias e células mortas", indica o profissional. Existem homens que ainda aproveitam o sabonete para auxiliar na hora da raspagem com a lâmina do barbeador. Porém, Dr. Amilton não recomenda tal hábito, pois as substâncias presentes no sabonete contribuem para o ressecamento da cútis.
O ideal é lançar mão da espuma ou gel de barbear como forma de preparar a pele para o contato com as lâminas do aparelho. Segundo o médico, o produto precisa ser distribuído no rosto com movimentos em forma de círculo. "Durante a aplicação de gel ou creme de barbear para amolecer os pelos é recomendado que o homem faça movimentos circulares", ensina.
O médico também tem dicas para quem sonha em conquistar um barbear mais eficiente. De acordo com ele, tudo que você precisa é de um barbeador de boa qualidade - basta manuseá-lo e mantê-lo sob os cuidados devidos. "Assim o corte da lâmina ficará mais rente", observa Dr. Amilton. "Faça o movimento com o barbeador de cima para baixo e depois lave a região com água", complementa.
Com relação às peles sensíveis, Dr. Amilton orienta que compressas frias e protetor solar são aliados. "Para peles com grande sensibilidade pode ser aplicado compressas frias, creme com ação calmante e protetor solar", afirma. No mais, você deve guardar o barbeador em local limpo e arejado, para evitar o acúmulo de sujeira nas lâminas, e finalizar os cuidados com a aplicação do pós-barba.
por Gabriel von Borell