Adotar uma barba para o seu visual pode elevar seu estilo e até mesmo melhorar sua auto-estima. Mas, por outro lado, a presença de pelos faciais pode causar uma série de problemas, como caspa e ressecamento. A boa notícia é que existem maneiras de resolvê-los e garantir o melhor visual. Para ajudar você, selecionamos algumas dicas. Confira!
Um dos problemas mais comuns entre os barbudos são os fios com aspecto desleixado. Há uma série de fatores que podem causar essa situação, como pontas duplas, frizz, fios rebeldes e presença de pelos no pescoço. Tais problemas são resolvidos facilmente apenas com o estabelecimento de uma rotina de cuidados específicos para o seu tipo de barba. Lave os pelos regularmente com os produtos indicados e sempre com água fria ou morna. Apare os que estiverem muito irregulares a cada 15 dias para garantir o melhor visual. Isso pode ser feito em casa ou em um barbeiro de sua preferência. Lembre-se de usar óleos e balm para evitar o ressecamento e perda de brilho dos fios. Além disso, consuma alimentos ricos em vitaminas e nutrientes para garantir a melhor saúde dos fios faciais.
Uma das queixas mais frequentes entre os homens é a coceira na barba, principalmente entre nos períodos iniciais do crescimento. As causas desse problema podem ser ressecamento, acúmulo de sujeira, irritação após o barbear e até mesmo os pelos faciais crescendo. Nessas situações a melhor alternativa é evitar coçar, porque pode a aumentar o problema e até mesmo desencadear outros. Para evitar essa sensação, intensifique a hidratação da pele, inclua a esfoliação na sua rotina para uma higienização mais profunda e penteie a sua barba diariamente para conseguir espalhar a oleosidade natural de forma uniforme nos fios.
Sofrer com áreas falhadas da barba é uma dos problemas mais comuns e temidos. As causas podem variar desde fatores hormonais e genéticos. Adotar hábitos básicos podem fazer toda a diferença, como lavar o rosto com shampoo e condicionador específicos, esfoliar a pele, incluir alimentos ricos em vitamina E e C, usar hidratantes e fazer sempre a barba de maneira correta. Além disso, mantenha uma boa rotina de sono dormindo pelo menos 8 horas por dia e evite usar produtos de cabelo na barba, porque tendem a agredir os fios e colaborar para a queda.
Um dos erros mais comuns de barbudos é descuidar da pele sob a barba e uma das principais consequência é o ressecamento e descamação do local. A saída para evitar isso é o uso de hidratantes e esfoliação feita de uma a duas vezes por semana. Além de sempre pentear a barba com uma ferramenta específica para melhor espalhar a oleosidade natural.
Por: José Thomé