Se sua rotina é corrida, é compreensível que você tente, na medida do possível, torná-la mais ágil. Por isso, você organiza os itens de higiene e afins que usa no dia a dia, separa os que leva pro trabalho e investe em roupas estilosas de tecidos confortáveis. Entretanto, quando se trata de grooming, pode ser difícil manter uma barba estilosa ou um corte específico de cabelo, já que ambos demandam tempo. Se você se identifica com esse problema, mas quer saber o que fazer para resolver isso, continue lendo a matéria, com dicas do barbeiro Jay Alexandre, da Beard and Co.
Se você fica em dúvida sobre que tipo de barba e corte de cabelo deve escolher para ter, sabendo que tem pouco tempo para dedicar a seu grooming, o buzzcut e a barba por fazer são as escolhas ideais. O único ponto que você deve atentar são as manutenções, que, se não forem frequentes, deixam sua aparência com ar de desleixo. "O buzzcut é a melhor opção. É preferível que o cliente faça visitas ao barbeiro a cada semana, podendo variar de 10 em 10 dias e até de 15 em 15. A escolha por barba e cabelo longos pode criar um conflito visual, por conta da informação de que há falta de cuidados com o grooming. Outra opção interessante é testar por um a dois meses o que fica melhor para você, assim você faz uma escolha pontual e segue fiel a ela. Ao término desse prazo, o que foi vivido pelo cliente será determinante na balança", explica Alexandre.
Mesmo que você não tenha tanto tempo na rotina, alguns cuidados são básicos para seu grooming. É o caso de lavar e condicionar a barba e o cabelo com produtos específicos para cada área. "Shampoo e condicionador para o cabelo e a barba devem ser indicados pelo barbeiro. O toque sensorial do profissional expert em beleza traz uma percepção mais atenta, o que orienta melhor o cliente. Uma boa aposta é utilizar um finalizador com propriedades hidratantes e nutritivas para os fios. Também, recomendo somente o uso de produtos específicos para cada área, pois são indispensáveis para quem busca a melhoria do aspecto dos fios. Não há substituição tão adequada para as duas regiões", afirma o barbeiro.
Se você estava se questionando sobre poder utilizar o mesmo produto para limpar a barba e o cabelo, viu que a resposta foi negativa. E quando se trata de estilizar os fios dessas duas partes, o raciocínio é o mesmo. "Algumas pomadas já vêm com este objetivo, visto que possuem agentes que garantem alta fixação. Porém, cabelo é cabelo e barba é barba. É preciso desconstruir a idéia de um produto faça uma ação em dobro, ou que seja 2 em 1, pois o pH de todas as partes do corpo humano é diferente", alerta Alexandre.
Barbeiro: Jay Alexandre / Barbearia Beard and CO. Barber Shop - Rua Senador Vergueiro, 93, loja 6, Flamengo (RJ). Facebook