Naturalmente, nos dias de calor mais intenso, há um aumento da transpiração do corpo e a sua barba pode ficar mais oleosa. Segundo a dermatologista Andrea Godoy, higienizar bem os pelos do rosto é um dos cuidados fundamentais para manter uma barba saudável e livre de problemas durante todo o verão. "No calor, a barba deve ser sempre bem aparada, lavada e bem seca. O acúmulo de suor entre os pelos da barba e a pele pode causar dermatites e micoses. A pele pode ficar sensível e desenvolver dermatites ou piodermites (infecções bacterianas)", alerta a especialista. Lembre-se que na hora de lavar a sua barba é recomendado usar um shampoo e condicionador específicos, jamais sabonetes comuns ou produtos para o cabelo, uma vez que o uso desses produtos pode desequilibrar o ph dessa área do rosto e deixar os seus fios mais ressecados, além de causar irritação e alergias.
Você sabia que a barba pode ser o ambiente perfeito para a proliferação de micro-organismos prejudiciais à saúde? Isso porque os pelos do rosto tendem a reter resíduos de sujeiras e produtos que, juntamente com a umidade e o calor dos dias mais quentes, são uma combinação perfeita para o desenvolvimento de fungos e bactérias. Para evitar isso, você pode fazer uma esfoliação na barba até duas vezes por semana, para garantir uma limpeza mais profunda, removendo células mortas e restos dos produtos usados na sua barba. Esse é um cuidado que também garante uma pele mais saudável, ajudando a prevenir o surgimento de caspa, cravos e espinhas. Vale lembrar que a esfoliação não deve ser feita mais que duas vezes na semana, já que esfoliar excessivamente a pele pode gerar o efeito oposto e causar problemas.
Segundo a médica, outra maneira de evitar os problemas causados pelo acúmulo de produtos na barba é optar por produtos mais naturais."É indicado usar sempre produtos sem silicone, que não se acumulam na barba", recomenda a profissional.Também é melhor evitar produtos que contenham álcool em sua fórmula, já que esse é um ativo mais agressivo e colabora para o ressecamento. Aposte em cosméticos que tenham em sua fórmula óleos naturais ou plantas como a aloe vera, que hidrata, acalma e repõe nutrientes tanto para a sua pele quanto para a barba. Vale lembrar que a hidratação também é feita de dentro para fora, então é fundamental beber dois litros de água por dia e priorizar alimentos mais naturais, como verduras, legumes e frutas da estação, na sua dieta.
Dra Andrea Godoy é dermatologista pela Santa Casa de São Paulo, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e responsável pela ADClinica. | Instagram / Site
Por: Ramon Andrade