Você já deve ter ouvido dicas de cuidados com os fios capilares e ter adotado muitas delas para a sua rotina de grooming. No entanto, muitos desses conselhos vistos como verdadeiros podem não ter relação alguma com a saúde e aparência do seu cabelo. Há várias informações falsas que podem não apresentar eficiência, até mesmo causar problemas para o seu visual. Se você ficou interessado nesse assunto, continue lendo que selecionamos quatro mitos que você deve esquecer.
Um dos mitos mais populares sobre os cabelos é que raspar a cabeça engrossa os fios. Tudo na verdade não passa de ilusão. O que acontece é que os fios costumam ser mais grossos na sua base e finos nas pontas. Ao cortar o cabelo, muitos homens têm a impressão de que os fios estão com uma espessura mais grossa porque a ponta, que era a parte mais fina, foi removida. O corte não afeta a parte interior da fibra, ou seja, não tem como alterar a sua estrutura. Por isso, não leve essa afirmação falsa como um motivo para não adotar um corte mais curto, que é tão versátil e estiloso.
Outra afirmação que é muito popular entre os homens, e que envolve a saúde capilar, é que o uso de chapéus podem torná-los calvos. No entanto, esse acessório não é capaz de causar esse problema. A calvície tem como seus principais fatores a genética e disfunções da tireoide. Usar chapéus pode, no máximo, causar atrito entre o couro cabeludo e com isso causar o acúmulo de umidade e sujeira. Isso pode irritar a região e provocar a queda do cabelo, maximizando esse problema, mas não sendo capaz de causá-lo sozinho e de uma hora para outra.
Nos últimos anos, vem crescendo a popularização do uso de produtos caseiros na rotina de cuidados e surgindo a ideia que eles são mais eficazes. A questão é que por mais que esses produtos, como o leite e azeite de oliva, tenham propriedades hidratantes, ao serem adotados na sua forma natural não conseguem desempenhar um papel tão eficaz porque não foram adaptados para serem absorvidos pelas células dos fios. Além disso, podem deixar um aspecto muito pesado nos fios e um cheiro não muito agradável. A melhor maneira de incorporar esses ingredientes na sua rotina de cuidados é investindo nos cosméticos que os possuem na sua composição.
Se você já deixou o cabelo crescerem deve ter ouvido falar que cortá-lo o faz crescer mais rápido. Apesar de ser recomendado aparar as pontas uma vez por mês se você quer deixar os fios crescerem, isso não acelera o processo. Ao remover as extremidades mais finas e duplas cria-se um aspecto de um cabelo cheio e mais grosso. O que pode ajudar nessa missão é adotar uma dieta rica em vitaminas e nutrientes, lavar a cabeça pelo menos duas vezes por semana com shampoo e condicionador, esfoliar semanalmente o couro cabeludo e manter os fios hidratados.
Por: José Thomé