Isso pode pegar muitos homens de surpresa, mas constantemente passar os dedos pela barba pode estar prejudicando o crescimento dela. O principal problema é que nossas mãos podem transportar sujeira para os fios. Além disso, nem sempre você está apenas acariciando a barba. É provável que você também acabe puxando alguns fios e arrancado eles. Se você faz isso sempre no mesmo local, sua barba ficará com um buraco e com o tempo, os pelos irão parar de crescer nesse ponto. O melhor que você pode fazer é manter a sua barba hidratada para evitar a coceira e a vontade de ficar passando a mão nela de vez em quando. Outra coisa que pode ajudar muito e ter sempre um pente de madeira consigo. Pentear a barba vai saciar a vontade de tocá-la, além de distribuir os óleos naturais pelos fios.
Esse é mais comum do que se pensa. Muitos homens usam shampoo de cabelo ou o sabonete corporal mesmo para lavar a barba pensando que isso não vai causar mal nenhum. O problema é que esses produtos possuem detergentes fortes na sua fórmula, que podem ser nocivos e ressecar a pele do rosto e os pelos faciais. Isso pode deixar a sua barba com aspecto desgrenhado, causar a aparição de pontas duplas e até causar feridas na pele, se ela já tiver tendência a ser mais seca. Para evitar isso, use apenas produtos recomendados para barba na hora de fazer a limpeza. Shampoos de barba limpam na medida certa e ainda deixam um pouco da oleosidade natural sobre ela para mantê-la saudável.
Quem nunca usou o secador para domar a barba mais comprida antes de sair, atire a primeira pedra. Apesar de ser muito eficaz, se isso se tornar um hábito frequente, pode acabar deixando os pelos ressecados e em casos extremos até mesmo queimando a pele do rosto que fica sob eles. O ideal é que você seque a barba com uma toalha macia e sem esfregar o tecido, apenas apertando ele contra os fios para absorver a água excessiva. Mas se for necessário usar o secador, escolha a temperatura mais baixa e afaste o aparelho do rosto, deixando que a corrente de ar fique mais difusa antes de atingir os fios. Isso irá protegê-los e evitar o ressecamento.
Esses produtos são essenciais para manter a barba saudável. Eles ajudam os fios a manter a hidratação perdida durante o dia, além de facilitar o desembaraçamento e a estilização dela. Os balms fornacem uma hidratação mais profunda que os óleos, mas é importante não exagerar na dose. Se usados em excesso, é possível que sua barba fique rígida. A aplicação é bem simples: coloque um pouco o produto em uma das mãos e passe sobre a barba. Se quiser, use um pente de madeira para ajudar a espalhar melhor.