Além de ser um corte clássico que traz um aspecto altamente viril e que nunca sai de moda, a cabeça raspada também tem vantagens em relação à praticidade da rotina de cuidados. Raspar a cabeça não tem muito mistério e o processo é bem simples, ou seja, dá pra fazer em casa tranquilamente.
O primeiro passo é cortar o cabelo com uma máquina. Se você quiser manter apenas os fios muito baixos, mas ainda aparentes, esse se torna o primeiro e último passo. Você pode usar os pentes 1 ou 2 para cortar os cabelos mais baixos bem uniformemente. Caso você queira dar um passo além e investir em uma cabeça totalmente lisa, o aparelho de barbear é a ferramenta indicada. Para amolecer os fios e abrir os poros, prefira realizar o procedimento durante o banho e use gel de barbear para reduzir o atrito da lâmina com o couro cabeludo. Com ajuda de um espelho (ou mais de um, para facilitar a visualização atrás da cabeça), passe o aparelho pela cabeça com movimentos suaves e nunca pressione o aparelho, pois isso pode favorecer irritações e prejudicar sua precisão, aumentando o risco de cortes.
Crie um padrão no uso do aparelho para que você sinta maior segurança durante o processo e o resultado seja o melhor. Não esqueça de mudar as direções e na segunda vez que passar as lâminas seguir na direção contrária. Durante as passadas, você deve enxaguar a ferramenta e reaplicar o creme para tornar a ação mais prática. No final, enxague a sua cabeça com água corrente fria ou morna e seque. Para suavizar a região, aplique um pós-barba, porque ele tem propriedades que evitam a vermelhidão, irritação e coceira.
O cabelo platinado faz muito sucesso entre os fashionistas, já que traz um aspecto moderno e cheio de personalidade para o visual. Como o processo de descolorir os fios é naturalmente agressivo, você precisa seguir alguns passos para minimizar os danos. Antes de qualquer coisa, verifique se seu cabelo está danificado ou ressecado, porque fios debilitados tendem a sofrer mais com o processo de descolorir. Se for o caso, faça um tratamento intensivo nas madeixas com produtos específicos.
Na hora de descolorir, o recomendado é que você faça isso após dois dias sem lavar a cabeça e separe seu cabelo em mechas. Aplique a sua mistura no cabelo respeitando a separação que você tinha feito antes e deixe agir por 20 a 40 minutos. A duração varia de acordo com a tonalidade original do seus fios, ou seja, quanto mais escuros eles forem, mais tempo será necessário para descolorir. Para não errar, você deve ficar de olho nos fios para ver o momento certo de enxaguar o cabelo. Use água fria e shampoo para ajudar na remoção dos resquícios do produto. Com o seu cabelo descolorido é o momento de fazer a tonalização para conquistar o efeito platinado. Use um shampoo matizador em toda a extensão capilar para conquistar o tom desejado. Deixe o produto agir sobre o cabelo para, depois, lavar a cabeça. Após isso, você deve adotar uma rotina específica que atenda às novas necessidades dos seus fios. Se você tinha medo de platinar as madeixas por não saber como ficaria o resultado, essa é a oportunidade perfeita!
Essa dica trabalha a favor da falta de barbearias e cabeleireiros abertos: já pensou em simplesmente deixar o cabelo crescer um pouco? Um corte mais comprido até pode dar mais trabalho para cuidar, mas, em contrapartida, pode agregar bastante em seu visual, te dando um ar mais despojado e ousado.
Para manter um cabelo mais comprido, lave com shampoo e condicionador pelo menos três vezes na semana. Não se esqueça de comprar produtos específicos para o seu tipo capilar, já que isso faz bastante diferença. Também é importante aumentar os cuidados com a hidratação, com máscaras de tratamento em intervalos de 15 dias. Para evitar o aspecto totalmente desleixado, a dica é, de tempos em tempos, aparar as pontas com comprimento irregular, com auxílio de uma tesoura e um pente.
Se preferir, você pode mudar o seu visual optando por outro estilo de barba que não seja o seu usual, mas que esteja em alta. O bigode é uma das melhores alternativas para compor o seu look de quarentena. Os variados modelos de bigode permitem que homens de todos os estilos encontrem algum que combine, dos mais clássicos aos mais ousados.
Quem procura algo mais chamativo pode optar pelo estilo handlebar, com suas tradicionais pontas curvadas e finas, que criam um aspecto vintage e cheio de personalidade. Já quem tem um estilo mais tradicional pode optar pelo estilo chevron, que é viril e dá um ar de maturidade. O limite é sua imaginação e seus recursos: no caso do handlebar, ele exige cuidados com a manutenção e estilização. Já o chevron precisa ser aparado frequentemente para manter o formato e a boa densidade de pelos acima do lábio.
Por: José Thomé