Uma pele envelhecida é mais sensível e tende a ser mais ressecada, mas manter cuidados como a hidratação pode repor os nutrientes que são perdidos mais facilmente, deixando ela mais macia, saudável e evitando o surgimento de problemas de pele. "A hidratação proporciona elasticidade, brilho e faz com que as células da pele não tenham 'espaços entre si, o que dificulta processos infecciosos e inflamatórios", explica Dra. Andrea Godoy. Além disso, os cosméticos hidratantes possuem ativos que aumentam a firmeza, evitando cortes ao fazer a barba e outras complicações, como a descamação da pele. É recomendado hidratar a sua pele diariamente e também higienizá-la com um sabonete específico para peles secas, dessa forma, pode-se evitar uma perda ainda maior da camada de proteção da pele.
Todo mundo sabe que o sol pode ser o maior vilão para a saúde da pele. Os raios ultravioletas são os principais responsáveis pelo surgimento de manchas, pelo envelhecimento precoce e até por doenças mais graves como o câncer de pele. Se você quer ter uma pele livre de problemas e não quer acentuar ainda mais a flacidez e as linhas de expressão, é imprescindível o uso de protetor solar. É importante lembrar também que a radiação está presente mesmo em dias nublados e em ambientes de luz artificial, por isso é preciso usar o protetor todos os dias. É indicado que o produto tenha no mínimo 30 de FPS (fator de proteção solar) e que ele seja reaplicado a cada duas horas.
A boa notícia para quem está sofrendo com as mudanças da pele provocadas pelo envelhecimento é que a ciência já avançou muito nessa área de pesquisa e descobriu substâncias capazes de estimular a produção de colágeno e suavizar os efeitos desse processo. O retinol é um composto conhecido pelo sua função anti-envelhecimento e que ainda promove a renovação celular. "Ele é uma fração da vitamina A, e é responsável pela renovação das células, uniformização da camada superficial e permite a penetração de outros ativos e mantém a hidratação", explica a médica. Por esse motivo, vale a pena apostar em produtos que contenham retinol na sua fórmula.
Outro cuidado que ajuda a renovar as células da pele é a esfoliação. Trata-se de uma das melhores formas de recuperar a superfície cutânea sem precisar usar técnicas mais invasivas, é um processo que remove a camada mais exterior da pele, ajudando a diminuir a visibilidade das rugas e manchas, características de uma pele envelhecida. Vale lembrar que a pele não deve ser esfoliada excessivamente, já que isso pode ter o efeito oposto e acabar sensibilizando e provocando danos.
Dra Andrea Godoy é dermatologista pela Santa Casa de São Paulo, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e responsável pela ADClinica. | Instagram / Site
Por: Ramon Andrade