Se você tem problemas com o surgimento de pelos encravados na barba, a melhor opção para evitar isso é tirar alguns minutos do dia para fazer uma esfoliação. Eles podem surgir por tendência natural dos fios a reentrarem na pele ou por entupimento dos poros por onde eles saem. Os esfoliantes ajudam a remover as células mortas que possam estar causando esse bloqueio, reduzem a oleosidade excessiva da pele e deixam a pele com uma textura mais lisa. Assim, você diminui o risco de cortes, infecções, irritação e outros problemas comuns que podem aparecer na pele sensível.
Conforme o tempo passa, a pele tende a ficar mais fina e com maior risco de cortes. Por isso, é importante fazer de tudo para evitar cortes durante o barbear. Isso inclui diminuir o atrito da pele com o barbeador ao máximo possível. Se você já passou dos cinquenta e quer garantir o visual liso sem machucar o rosto, não esqueça de lavar o rosto com água morna para amolecer os fios e aplicar gel, creme ou espuma de barbear. Isso vai diminuir a resistência dos fios, e tornar necessário menos passadas da lâmina para alcançar o visual desejado. Por conta da pele mais fina, tenha atenção na hora de barbear áreas pontudas do rosto, como o queixo, o maxilar e o pomo de adão. Isso irá evitar que você se machuque. Ao fim, lave o rosto com água fria e use uma loção pós barba sem álcool para diminuir a irritação.
As espinhas também aumentam o temor na hora de se barbear. É muito comum que elas sangrem nesse momento. A melhor coisa para se fazer é lavar o rosto com um sabonete para pele oleosa específico para a região. Isso vai ajudar a controlar a oleosidade da pele que provoca as espinhas. Depois, aplique a espuma de barbear para lubrificar o rosto e use seu Skinguard Sensitive para fazer a barba sem agredir a pele. Se quiser, também pode usar um esfoliante semanalmente para desentupir os poros e impedir que eles inflamem, piorando ainda mais o problema. Se achar que seu caso é grave, consulte um dermatologista para avaliar a situação e receber os cuidados necessários.
A rosácea é um problema que afeta muitos homens. Ela causa vermelhidão e aumento da temperatura no rosto por conta da dilatação dos vasos sanguíneos. A situação pode ficar ainda pior depois de fazer a barba, o que costuma irritar ainda mais a pele. Uma boa dica para quem sofrem com isso é lavar o rosto com água gelada após terminar e aplicar um gel calmante sobre a pele, como os feitos com aloe vera. Isso vai ajudar a contrair os vasos sanguíneos e diminuir a irritação na área.