A maioria das pessoas que se depila usa as tão conhecidas lâminas, pois são as ferramentas mais acessíveis e populares. "A lâmina de barbear não é a opção mais eficaz para a remoção total dos pelos indesejados, porém é uma das mais práticas e menos dolorosas. Deve-se saber como usá-la, pois qualquer uso inadequado pode resultar em danos e manchas na pele. A maneira correta de usar a lâmina é de forma suave e ao favor do crescimento dos pelos, nunca ao contrário deles, pois isso gera irritações no local", explica Fabiano.
Alguns homens acabam optando por fazer a retirada dos pelos com a máquina de cortar cabelos, que é um acessório mais duradouro e que não exige cuidados especiais. No entanto, o resultado proporcionado por essa opção não é dos melhores: a máquina não é capaz de remover os fios totalmente, apenas os aparando. "Para os que não gostam da depilação com cera ou com lâmina, a máquina é a ferramenta mais indicada. Ela não causa tantos danos como irritação, pelos encravados e não é dolorosa na hora da retirada dos fios. Porém, é preciso ressaltar que ela somente apara os pelos, cortando-os rente à pele, resultando em uma depilação menos duradoura e que exige manutenção de, no mínimo, 10 dias", afirma o esteticista.
A utilização de cremes é uma escolha interessante, entretanto, requer atenção por se tratar de um produto químico. O depilador comenta: "O uso de cremes depilatórios também atendem a necessidade de quem deseja se livrar dos pelos sem dor e de forma mais rápida. Mas, tal como a lâmina e a máquina, o creme possui uma grande durabilidade em relação ao reaparecimento dos pelos e pode causar reações na pele por conter substâncias químicas em sua composição. O custo benefício dessa opção também não é tão vantajoso devido ao preço dos produtos".
Diferente dos métodos já mencionados, a remoção por cera é a que elimina os pelos de forma completa. Seu empecilho fica por conta na hora de extração dos fios, como menciona Fabiano: "A cera remove os pelos pela raiz, fazendo com que eles demorem mais para crescer. O problema é que quem não tem o costume pode sofrer com as dores na hora da retirada dos pelos".
Fabiano Oliveira é depilador profissional e esteticista. Atende na Rua Anastácio Braga, 366b - Parque Genibaú, Fortaleza - CE | Instagram
Por Yan Rocha