Quando um homem busca o barbear perfeito, ele sabe exatamente o seu objetivo, mas nem sempre tem ideia como chegar lá. Isso porque há dúvida em relação a qual lâmina deve ser usada, já que isto depende do tipo de pele de cada um. Em termos gerais, os aparelhos disponíveis no mercado possuem três ou cinco lâminas, sendo que a primeira corta menos rente e a segunda, mais. Como cada uma conta com peculiaridades distintas entre si, vale se informar para descobrir qual é a melhor opção para você.
Os aparelhos que trazem cabeças com cinco lâminas costumam ser mais eficientes na remoção dos pelos pelo próprio número em si, que é maior. O corte em camadas também ajuda a eliminar os pelos em menos passadas, o que diminui o desgaste da pele. Esses efeitos se dão devido à maior distribuição da tensão empregada, já que ela se fragmenta em mais lâminas. Contudo, quem tem a pele mais sensível acaba ficando vulnerável à ação deste tipo de aparelho, mais "afiado".
É aí que surgem as lâminas de três cabeças. Elas são recomendadas tanto para quem tem a pele mais sensível quanto para os homens que tem pouca barba. Com este aparelho em mãos, os contornos do rosto podem ser explorados sem que seja causada tanta irritação à pele e o resultado continua sendo satisfatório, principalmente pra quem tem pouco pelo. Quem tem a barba bem cheia e a pele é sensível pode até precisar de mais passadas para eliminar tudo, mas no fim das contas valerá a pena.
Em relação a esses dois tipos de barbeador, os melhores exemplos são as linhas Fusion (cinco lâminas) e Mach 3 (três lâminas), ambas da Gillette. Contudo, elas não são as únicas opções disponíveis no mercado. Há também a a linha Gillette Fusion ProGlide, que é uma evolução do barbeador de cinco lâminas. Ele possui as mesmas cinco, de avançado revestimento, e traz ainda uma sexta, de alta precisão, feita para acessar regiões mais complicadas, tais como costeletas ou debaixo do nariz.
Independente do aparelho utilizado, é importante que o usuário tenha consciência de que quanto mais bem conservadas forem as lâminas, mais eficiente será o barbear e por mais tempo. Ou seja, também é uma questão de prolongar a vida útil do barbeador e, consequentemente, de economizar. Em suma, ser cuidadoso com o produto é um procedimento que só traz benefícios. Quando a fita lubrificante já estiver totalmente branca, é sinal de que está chegando a hora de trocar a lâmina por uma nova.
por Fabrício Mainenti