Segundo o barbeiro Felipe Barbosa, do Studio Barbosa, antes de definir o estilo da sua barba é fundamental entender bem as características do seu rosto, para que o modelo harmonize com os seus traços e o resultado final seja satisfatório. "A barba que harmoniza melhor com um rosto mais fino é aquela mais quadrada, porque vai mudar um pouco o padrão do rosto. Também é indicado ter um pouco mais de volume nas laterais porque dá uma maior preenchida no rosto e muda o formato, deixando um visual final com mais presença", recomenda o especialista.
Por outro lado, você pode querer ressaltar os traços mais finos do seu rosto, nesses casos é indicado apostar em estilos de barba que valorizam a parte inferior da face, como os cavanhaques. "Para os clientes que gostam dos traços mais finos e queiram manter, eu indico manter o volume da barba mais no queixo, porque dessa maneira conseguimos afinar mais ainda e deixar mais acentuado essa característica do rosto", explica o profissional. Os homens com rostos mais redondos também podem se beneficiar dessa técnica, já que o contraste criado entre os fios do queixo e o rosto liso na região das bochechas ajuda a criar um efeito ótico de alongamento, disfarçando uma feição mais arredondada.
"Já para os rostos redondos os estilos que vão bem são os que afinam o rosto. O ideal é evitar uma barba muito cheia e afinar as laterais, deixando também bem acentuada a região do queixo", indica o barbeiro. Por isso, vale apostar em alguns modelos que seguem essas características como a barba no estilo ducktail e espartana. A barba espartana é marcada por um visual mais rústico, com fios bem volumosos na parte inferior do rosto e é perfeita para quem quer um visual final com bastante personalidade. Já a barba ducktail é uma tendência que apresenta uma modelagem mais moderna e suave, com os pelos da região da costeleta e das bochechas mais aparados, criando uma transição gradual e quase imperceptível para os fios no queixo.
Um rosto triangular é caracterizado por um maxilar mais acentuado e um queixo mais pontudo. Nesses casos, o melhor é não ressaltar tanto essas áreas do rosto, por isso uma barba mais rala, como a por fazer, vai muito bem em homens que tenham esses traços. Outra alternativa é valorizar os bigodes, ajudando a trazer a atenção para o centro do rosto sem necessariamente evidenciar ainda mais o queixo.
Felipe Davi Barbosa, conhecido como barbeiro Barbosa, atua no Studio Barbosa, que fica na Av. Ulisses Guimarães, 1321 - Jardim Rio Branco, São Vicente - SP | Instagram
Por: Ramon Andrade