A pele seca é mais sensível naturalmente e isso pode piorar nos dias mais quentes. "Existe uma rotina de cuidados para cada tipo de pele. Se a sua é mais ressecada, vai precisar de ativos hidratantes mais potentes e a gente geralmente opta pelo uso produtos na forma de creme, já que o próprio veículo já hidrata mais. É recomendado também usar cremes que eventualmente contenham óleos e mais de um agente hidratante, podendo ser dois às vezes três", indica a dermatologista Ana Carolina Sumam. Também é importante ter alguns cuidados como, por exemplo, evitar banhos muito quentes e demorados, uma vez que as altas temperaturas da água durante muito tempo sobre a pele colaboram para o ressecamento e a perda da camada de oleosidade natural.
Se a sua pele é oleosa também é preciso ter alguns cuidados. "Já em peles oleosas, damos preferência para um sérum, que é um veículo mais levinho. Também não é qualquer ativo hidratante que vai bem com uma pele oleosa até porque ela tem mais tendência à acne. Por isso, têm que ser produtos apropriados para esse tipo de pele", explica a especialista. O sérum é um produto que tem uma consistência mais aquosa e não gordurosa, o que permite agir mais profundamente na pele sem gerar o aumento de sebo.
Segundo a médica, o aumento da oleosidade e da acne é um dos problemas mais comuns do verão, por isso pessoas que têm pele oleosa devem redobrar os cuidados e se atentar para o protetor solar utilizado, já que o uso de um produto inadequado para esse tipo de pele pode aumentar a produção de sebo e, consequentemente, alguns problemas como o aumento de cravos e espinhas. Nesses casos, é indicado optar por um filtro solar que tenha toque seco.
Dra. Ana ressalta que é preciso ter alguns cuidados na hora de lavar a sua pele com sabonetes, já que o uso excessivo desses produtos pode prejudicar o equilíbrio da pele. "É preciso ter cuidado com o uso excessivo de sabonete porque se o paciente lavar demais a pele pode causar um efeito rebote. Nesses casos, a pele entende que ela está ressecada e produz ainda mais sebo. É indicado lavar o rosto duas vezes ao dia não mais que isso", alerta a médica. Outra medida é importante é jamais usar sabonetes comuns no rosto e dar preferência por produtos que respeitem o ph do seu tipo de pele. Vale lembrar que antes de selecionar o seu sabonete é necessário consultar um dermatologista para saber as características da sua pele.
Ana Carolina Sumam é graduada em Medicina pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e membro titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da Academia Americana de Dermatologia | Site
Por: Ramon Andrade