Grooming Seg, 15 Jun. 2020

Quais vitaminas podem ajudar no crescimento da barba?

  •   Alguns alimentos podem te ajudar a conquistar uma barba grande e saudável. Descubra quais são as vitaminas que devem fazer parte da sua alimentação
    Alguns alimentos podem te ajudar a conquistar uma barba grande e saudável. Descubra quais são as vitaminas que devem fazer parte da sua alimentação
Não dá para negar: ter a barba grande é o desejo da maioria dos homens. Mas o que poucos sabem é que a velocidade dos crescimento dos pelos faciais depende muito da genética. Por isso, é comum que alguns consigam o visual de lenhador em pouco tempo, e outros demorem um pouco mais. A boa notícia é que algumas vitaminas e nutrientes são capazes de acelerar o processo e garantir o crescimento saudável não só da barba, mas também dos fios do cabelo. Quer saber quais são? Confira abaixo alguns alimentos que podem te ajudar a atingir o visual desejado.

A vitamina D equilibra os hormônios e estimula o crescimento da barba

Conhecida por manter o funcionamento de diversas partes do nosso corpo, a vitamina D também pode contribuir para o desenvolvimento da barba. Isso porque ela ajuda a equilibrar os hormônios e desencadear a produção de testosterona, responsável pelo crescimento dos pelos faciais. Além disso, ela é capaz de ativar os folículos capilares que ficam inativos, o que ajuda na manutenção dos fios. Além de expor-se ao sol diariamente, é possível repor este nutriente através da sua alimentação. Nesse caso, alguns frutos do mar, como salmão e sardinha, podem oferecer cerca de 13% do valor recomendado diariamente. Leite e derivados também são bem-vindos.

As vitaminas do complexo B ajudam a melhorar para saúde dos pelos

Para que os pelos faciais cresçam de maneira saudável, é preciso que eles sejam irrigados pelo sangue. Nesse caso, as vitaminas do complexo B podem ser grandes aliadas. Presentes em alimentos como iogurte, ovos, carne de frango, folhas escuras e avelã, elas ajudam no crescimento e, principalmente, na manutenção dos fios. A biotina, por exemplo, é a principal responsável por ajudar a manter a barba grande e saudável depois de crescida. Para incluí-la na sua rotina, você deve optar por alimentos como nozes, fibras integrais, ostra, legumes e gemas de ovos.

Outros minerais também fortalecem os fios e contribuem para o crescimento

Além da vitamina D e as do complexo B, existem alguns minerais que podem contribuir para o crescimento da barba. O cobre, por exemplo, estimula a produção de glóbulos vermelhos e reforça os tecidos corporais, o que ajuda no desenvolvimento dos fios. Você pode encontrá-lo em alimentos como fígado de boi, cereais integrais, caju e amendoim. Cálcio, magnésio e enxofre também podem fortalecer e ajudar a condicionar a barba. Nesse caso, vale incluir na sua dieta alguns ingredientes, como castanha, soja, brócolis, gergelim e amêndoas.

Devo investir em suplementos para garantir uma barba grande?

Se você está em pensando em deixar a barba crescer, certamente já deve ter se perguntado se os suplementos vitamínicos são uma boa opção. Caso você tenha uma deficiência muito grande, pode ser necessário alguns remédios para repor os nutrientes. Entretanto, vale lembrar que o crescimento da barba quase sempre é ligado à fatores genéticos e, por isso, pode ser mais barato e eficaz focar apenas em uma dieta que inclua as vitaminas certas para não gastar dinheiro à toa.

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