Já se foi a época em que manter uma barba bem cuidada era algo muito inacessível e fora do seu controle. Hoje, com a variedade e a quantidade de produtos disponíveis, você consegue escolher exatamente quais substâncias, aparelhos e técnicas são essenciais para sua rotina enquanto homem barbudo. Mas se você ainda não é familiarizado com alguns cuidados de grooming, é possível que você se questione sobre a diferença entre usar um shampoo comum e um específico para a barba. Se você ainda lava a barba com shampoo para cabelos, mas quer descobrir quais são as reais vantagens ao utilizar um shampoo específico, continue lendo a matéria para descobrir!
Por conveniência, por já estar no banho, é possível que você recorra aos shampoos comuns para fazer a limpeza da barba. No entanto, os fios do seu cabelo têm espessuras e necessidades diferentes em relação aos fios da barba, de modo que esse hábito provoca o ressecamento dos seus pelos. Entretanto, se você está disposto a melhorar, investir em shampoos específicos vão tornar a sua barba estilosa e saudável, uma vez que estes produtos removem apenas o excesso de oleosidade dos fios, ao contrário dos shampoos comuns, que removem todos os óleos. Dessa forma, esses shampoos fazem a limpeza da barba ao mesmo tempo em que a mantém hidratada, por deixar uma certa quantidade de sebo que é capaz de tornar os pelos maleáveis, nutridos e com brilho. Com o uso diário deles, você também previne o ressecamento e surgimento de pontas duplas na barba.
Outra vantagem é que os shampoos para a barba também são feitos pensando na saúde da pele abaixo dela. Assim, eles também são responsáveis por evitar e amenizar o surgimento de problemas como coceira e caspa na barba, em geral causados pelo ressecamento da pele que se encontra logo abaixo dos pelos. Isso porque, quando a pele está muito seca, não há quantidade o suficiente de sebo natural que consiga proteger a raiz dos pelos e a pele, que se torna vulnerável à poluição e a qualquer atrito. Dessa forma, os shampoos específicos para barba reequilibram a produção de óleos da pele abaixo da barba e dos pelos, garantindo que ambos estejam prontos para receber uma hidratação adequada, posteriormente.
Sobre a quantidade de vezes em que você deve lavar sua barba, ela depende. Por exemplo, caso sua pele seja oleosa, talvez seja necessário fazer a limpeza dos fios a cada três ou quatro vezes por semana. Já se sua pele for seca ou sensível, é interessante reduzir esse número para preservar o equilíbrio dos óleos na pele e nos pelos.