Alguns homens recorrem ao uso da navalha para acertar o famoso pezinho do cabelo ou para desenhar o formato da barba. No entanto, essa ferramenta traz riscos quando é utilizada por alguém que não tem experiência, podendo causar desde arranhões a cortes profundos na pele. Se você quer saber mais sobre navalhas e seus riscos, confira nossa conversa com um barbeiro, abaixo!
Para os barbeiros que estão em treinamento, desenvolver a técnica e o tato para segurar a navalha e passá-la sobre a pele demanda tempo. Logo, para quem é leigo, não é recomendado fazer o uso da navalha em casa. "Desenvolver o tato para essa função pode levar tempo. O movimento de segurar e de inclinar a navalha sobre a pele não é automático, e a vascularização da área pode causar muito sangramento, apenas com um pouco de pressão a mais sobre a pele", recomenda o barbeiro Jay Alexandre, da barbearia Beard and CO. Por isso, para manutenção da barba em casa, é melhor investir em um aparelho de barbear com lâminas novas, reduzindo os riscos de cortes.
Na maioria dos cursos oferecidos por barbershops, os barbeiros passam por treinamentos, alguns até inusitados, para saber como dominar a navalha. Alguns dos métodos incluídos nestes treinamentos envolvem balões e frutas para que o aprendiz saiba dosar a força e pressão que aplica na navalha. "Há métodos que treinam por longas horas os futuros barbeiros. Existem treinos que vão dos tradicionais balões de festa, onde se passa a navalha pela superfície do balão com o intuito de não estourá-lo. Mas, há também métodos mais ousados, em que os alunos usam a navalha para depilar um kiwi, por exemplo", revela Alexandre.
O uso da navalha por amadores, que não possuem experiência com a ferramenta, pode causar sangramentos duradouros. Isso porque a região da cabeça, seja na área da barba ou no couro cabeludo, é altamente vascularizada, ou seja, um pequeno corte pode ser doloroso e causar muito sangramento. Ainda, é possível que a navalha fique cega, devido ao uso incorreto. "É muito possível que amadores possam cegar a navalha. A afiação de corte de uma navalha é algo a ser feito com cautela e demanda tempo, o que é contrário ao cotidiano do homem moderno", acrescenta Jay.
Barbeiro: Jay Alexandre / Barbearia Beard and CO. Barber Shop - Rua Senador Vergueiro, 93, loja 6, Flamengo (RJ). Facebook